Pesquisa amostral e comparação com estatísticas do IBGE

13/12/2013

Sou professor de Estatística e desenvolvi um projeto na área de geoprocessamento com meus alunos.

Utilizar os dados do IBGE facilitou a fixação dos conteúdos, além do link entre a teoria e prática.

Inicialmente utilizei informações do IBGE em relação a taxa de urbanização, faixa etária, população, área urbana e rural, e em um segundo momento desenvolvi um pequeno projeto de pesquisa para determinar uma amostra e coletar dados que possibilitaria a comparação com os dados observados anteriormente.

Utilizando conceitos de Estatística Descritiva, tabulamos os dados e os alunos foram responsáveis com comparar os dados da amostra com os dados obtidos no IBGE.

Este link direto com a realidade deles trouxe um nível de motivação e envolvimento com a aula que não tive com outras turmas. Os resultados desta comparação foram apresentados pelos próprios alunos, em sala de aula, além de se responsabilizarem de levar os resultados para casa e mostrar para suas famílias.

Esta nova abordagem permitiu, também, desenvolver com os alunos uma visão mais solidária e humanitária em relação às informações estatísticas.