Intertextualidade entre a Geografia e histórias de diversos gêneros

16/12/2013

Olá queridos colegas, minha experiência exitosa em sala de aula foi quando decidi realizar intertextualidade entre a Geografia e histórias de diversos gêneros em sala de aula.

Por exemplo: Uma ponte entre a história da África e contos populares africanos. Um autor maravilhoso e fonte de inspiração é Mia Couto, ele escreveu entre outros "O cego Estrelinho", e os alunos amam! Este conto também nos auxilia a trabalhar inclusão em sala de aula.

Para realizar este trabalho em sala de aula, utilizo dados e mapas do IBGE para enriquecer as histórias, auxiliando na localização espacial e temporal dos lugares descritos em cada história.

É um trabalho contínuo. Além da formação de professores, tenho um Projeto de Leitura, onde procuro realizar um diálogo muito aproximado entre Geografia (dando ênfase à Cartografia, sendo um dos eixos estruturantes do ensino de Geografia) e histórias que possam realizar um resgate cultural e espacial.

Utilizo os dados do IBGE todos os dias na Diretoria. Trabalho com formação de professores de Geografia, e o meu grande parceiro é o IBGE. AMO!!!

É isso! Um grande abraço!!