Trabalhando os conceitos de populoso e povoado por meio de dados do Países@

16/12/2013

Com o objetivo de desenvolver habilidades e competências ligadas à análise e interpretação de gráficos, tabelas e mapas temáticos, assim como levar o aluno a compreender os conceitos de densidade demográfica, população relativa e absoluta e correlacionar dados a fenômenos espacialmente distribuídos em proporções diferentes, desenvolvi uma aula em que pudesse fazer com que os alunos tivessem a oportunidade de se apropriarem do conhecimento, além de que fosse significativa e prazerosa para a turma.

Assim, reservei previamente o laboratório de informática para que a turma pudesse utilizar as novas tecnologias no desenvolvimento da proposta, além das ferramentas e bancos de dados disponibilizados pelo site do IBGE.

Atrelei uma proposta diferenciada ao currículo escolar do estado de São Paulo e ao uso das apostilas denominadas "Caderno do Aluno" também confeccionadas pelo governo, em uma situação de aprendizagem em que a turma deve pesquisar os principais pontos mais populosos do planeta e também os países mais povoados, além de compreenderem as principais diferenças entre esses conceitos.

Dessa forma, os alunos precisavam acessar o Banco de Dados do IBGE "Países@" e pesquisar a partir da tabela que já possuíam as principais características dos vinte países mais populosos do mundo.

Ao utilizarem a ferramenta, os alunos deveriam explorar os dados relativos à população, além de outros indicadores sociais, históricos, fotos, mapas, dados referentes à economia, meio ambiente, assim como os “Objetivos do Milênio” da ONU, que também faz parte dos conteúdos curriculares do nono ano.

Dessa forma, a partir de uma tabela parcialmente preenchida na apostila “caderno do aluno” do governo de São Paulo, os alunos deveriam apenas realizar cálculos para encontrarem a densidade demográfica ou ainda pesquisarem e completarem a tabela referente aos países mais populosos e povoados do mundo, sendo que a sequência didática não prevê de que forma o professor poderá desenvolver essa atividade com a turma, abrindo a possibilidade aos professores de escolherem a melhor forma de realizar essa tarefa com seus alunos. Optei por mediar a pesquisa utilizando a sala de informática, previamente agendada, incentivando a turma a explorar o banco de dados “Países@” e estabelecer correlações e elaboração de hipóteses.

Inicialmente, a turma deveria acessar o quadro “Síntese”, verificar o histórico dos países, sua população total e área do território, e na sequência realizar os cálculos para obter os valores referentes à população relativa. Em um primeiro momento, a turma tabulou os vinte países mais populosos do mundo e o valor da extensão territorial dos mesmos, em seguida, deveria descobrir a densidade demográfica de cada país pesquisado.

Muitos optaram por armar as contas manualmente, outros, utilizaram a própria calculadora do Windows. Posteriormente, deveriam acessar o quadro “População” e comparar os resultados obtidos com os dados do IBGE. Muitos conseguiram valores muito próximos e outros tiveram que refazer os cálculos. A ideia é que o aluno compreenda na prática o trabalho que há por trás de um dado, quais habilidades e competências são necessárias para que possamos tabular os indicadores e dados populacionais de um território.

Assim, a turma completou a tabela, realizando uma série de comparações e verificações não apenas da densidade demográfica do país solicitado, mas comparando tais dados em relação a outros países, como é o caso da Holanda e Paquistão, ou a baixa densidade demográfica brasileira em relação a um território de dimensões continentais.

Os alunos, ao elaborarem hipóteses para responderem a esses questionamentos, produziam pequenas análises em seus cadernos, conforme pontuavam divergências que julgavam interessantes, como por exemplo, o valor da população total do Canadá em relação à extensão territorial do mesmo.

A turma também foi orientada a acessar os “Objetivos do Milênio” dos países pesquisados e desenvolver análises sobre os dados apresentados pelo IBGE.

A atividade foi extremamente proveitosa, e a turma aprovou, pois puderam interagir com a plataforma navegando em diferentes territórios e conhecendo um pouco mais de cada país, puderam compreender na prática a obtenção de um determinado indicador / dado populacional, além de estabelecer correlações e comparações de dados, análises desses mesmos dados espacialmente distribuídos, elaboração de hipóteses e construção de conceitos fundamentais à aprendizagem em geografia.

Também pudemos trabalhar diferentes áreas do conhecimento, como a Geografia, a Matemática, a História e também as competências leitoras e escritoras de Língua Portuguesa. O site do IBGE oferece aos professores um leque de opções para tornarmos nossas aulas mais atrativas e possíveis à aprendizagem plena dos alunos, como foi o caso dessa experiência relatada por mim, em que trabalhei com o nono ano “A” do período da manhã neste ano de 2013 na Escola Estadual Jorge Calil Assad Sallum. A turma aprovou a atividade e inclusive, sugeriram outras aulas em que pudéssemos explorar mais ainda as ferramentas e bancos de dados oferecidos pelo IBGE.