Pesquisa de características dos colegas realizada pelos alunos

17/06/2013

Em 2008, desenvolvi com uma turma de 9º ano uma pesquisa sobre as características de idade, sexo e cor da pele das turmas do 6º ao 9º ano, no turno da manhã, seguindo as normas e referências de pesquisa do IBGE. Os alunos divididos em grupos ficaram responsáveis em entrevistar as turmas.

Primeiro foi explicado o que era um Censo Demográfico, como, porque e para que ocorrem as pesquisas. Os estudantes acessaram o site do IBGE, levaram termos técnicos para a sala para discutir. Fizeram o levantamento quantitativo das turmas, analisamos os dados, fizemos gráficos de barras e setoriais, tanto por meio manual quanto digital, através do programa Excel.

Os alunos fizeram uma apresentação sobre a aprendizagem realizada, levando em consideração as dificuldades em realizar a pesquisa com os colegas, que não queriam informar os dados, a dificuldade na aprendizagem dos dados e a facilidade em aprender na prática, na vivência da sala de aula.

Infelizmente não tenho o material, que foi perdido há cerca de dois anos, quando estava realizando o curso de mestrado e perdi todo o HD do meu notebook, com as imagens e dados. A realização de um trabalho de pesquisa, como o que aconteceu, proporcionou tanto envolvimento por parte dos estudantes que cada ano realizo um diferente.

No momento, estou envolvida em um projeto transversal sobre o Salário Mínimo, onde dados serão transformados em gráficos. E consequentemente o site do IBGE será consultado.

Bem essa é a minha pequena história. Abraços de Ana Chalita.