Mapa e gráficos do IBGE em aula e Censo na escola
07/05/2013
Pessoal, sou estudante de Geografia na Universidade do Estado de Santa Catarina, no campus de Florianópolis. Recentemente comecei estágio supervisionado no Ensino Fundamental, numa turma do 7º ano na E.E.B. Simão José Hess.
Receosa devido a pouca experiência com alunos, e aproveitando que já faço estágio no IBGE-SC (setor GRN), acabo então recebendo a revista “Fala, IBGE” que na edição nº3 apresentava o novo site do “Vamos Contar”. Foi com certeza uma “mão na roda” naquele momento, pois o site conta com muitas atividades escolares, entre outros recursos, que abrem um leque de novidades justamente voltadas para cada grupo de idade.
Aproveitei alguns mapas já antigos, que não se usava por aqui pelo IBGE, e levei para a escola, que infelizmente possuía pouquíssimo material geográfico. Um mapa político (pequeno), atualizado com o censo de 2010, coloquei ao lado do quadro na sala de aula e não demorou muito até que curiosos fossem dar uma olhada e perguntar algumas questões.
Ainda não pude utilizar muitas atividades com os alunos, porque estou mais observando o ambiente enquanto a professora segue mais a frente com a matéria, mas semestre que vem darei aula para essa turma.
Por enquanto adaptei a atividade “Um censo na escola” para o censo na sala de aula, alguns gostaram, outros acham que tudo é prova e fazem sem tanta vontade, mas foi fundamental para colher deles as informações que preciso para meu relatório. Essa atividade que escolhi vai ao encontro de temas da Geografia da População que eles estão aprendendo, é incrível como são participativos e sempre levantam assuntos polêmicos como o trabalho infantil.
Apesar de que eu ainda estar engatinhando, a professora me dá liberdade para trazer novos assuntos ou materiais e, sempre que vou, levo mapas, gráficos. Está sendo uma experiência enriquecedora, porque aprendo muito com os alunos e tento transmitir o conhecimento de maneira diversificada para não deixar os alunos caírem na inatividade em sala de aula.