Ao ensinar sobre a formação do relevo e seus agentes modeladores, os alunos de modo geral despertaram um grande interesse no processo de vulcanismo, percebi que esse processo mexeu muito com a imaginação dos discentes. Continuei a aula sobre os agentes modeladores do nosso relevo, seja ele interno ou externo, mas sempre dando ênfase aos vulcões.
Pouco tempo depois tive uma ideia bem legal, e falei para eles que na próxima aula faríamos um vulcão e estudaríamos de forma mais aprofundada esse assunto que tanto lhes despertou o interesse. Durante a semana, percebi o entusiasmo dos alunos com relação à próxima aula de Geografia na qual eles produziriam um vulcão e aprenderiam de forma prática sobre eles.
No dia do trabalho, uma grata surpresa os deixou mais empolgados pois, eles esperavam que fossem produzir o vulcão de forma tradicional, com argila em forma de maquete. Mas não seria assim a forma dessa produção. O vulcão que eles produziriam seria em forma de papercraft, ou seja, montagem em papel e que continha a impressão e todas as partes que formavam o vulcão em 3D, e assim foi feito.
Na conclusão do trabalho eles puderam levar os vulcões produzidos por eles mesmos para suas casas, e o mais satisfatório foram os comentários nos dias seguintes até mesmo dos seus pais, que os próprios alunos fizeram questão de relatar.
Gostaria de agradecer ao IBGE por esse novo programa, e que de fato esse portal sirva como um meio de compartilhamento de experiência em sala de aula.