Pesquisando dados sobre saneamento básico de distritos

07/05/2013

Olá a todos!

Meu nome é Christiane Regina Esteves Alcino e sou professora de Geografia (PEB III) da rede municipal de Itanhaém (Baixada Santista – São Paulo). Trabalho na Escola Municipal Harry Forssell e gostaria de relatar neste blog a atividade que realizei no 2º trimestre de 2012 com duas turmas do 9º ano (uma do EJA e uma do regular). Estávamos discutindo em sala sobre saneamento básico no Brasil. Em duas aulas, trabalhei com os alunos na sala de informática. As turmas eram reduzidas (15 e 20 alunos, respectivamente) e eu pude contar com a ajuda do monitor de informática da escola para auxiliar os alunos a usarem os computadores.

Pedi aos alunos que entrassem no site do IBGE e clicassem na aba “População” e depois em “Saneamento Básico”. Em seguida, orientei a turma a consultar em “Tabelas” da PNSB-2000 o item “Tabela 46 - Distritos, total e sem rede coletora de esgoto, por principal solução alternativa, segundo as Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas e Municípios das Capitais – 2000” para que eles pudessem verificar a grande quantidade de distritos que não possuem rede de esgoto. Pedi que anotassem alguns dados desta tabela. Depois, pedi que os alunos conferissem na “Tabela 2 - Distritos, total e sem rede geral de abastecimento de água, por principal solução alternativa, segundo as Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas e Municípios das Capitais – 2000” o total geral de distritos sem rede de abastecimento de água e comparassem aos dados relativos ao esgotamento sanitário.

Com esta atividade a turma concluiu que as condições gerais de saneamento básico no Brasil estão ruins, que muito precisa ser feito neste aspecto e, além de tudo, aprenderam a pesquisar e a utilizar os dados disponibilizados no site do IBGE.

Em geral as turmas gostaram de realizar esta atividade, pois foi uma maneira de fazer “algo diferente”, fora da sala de aula e com materiais diferentes de pesquisa. Muitos aproveitaram para consultar outras tabelas, de acordo com suas curiosidades acerca da disciplina. Concluí, então, que a experiência, apesar de simples, foi produtiva!