Pesquisa sobre a Europa no Atlas Escolar do IBGE

03/03/2013

Olá Vamos Contar IBGE,

meu nome é Thiago Éric Santos e, das turmas que leciono, gostaria de relatar sobre a atividade que desenvolvi no 9º ano do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino em Alagoas. A turma não possuía livro didático e isso causava um transtorno para trabalhar os conteúdos em sala de aula, já que textos e atividades tinham que ser escritos no quadro ou xerocados. Para suprir parte dessa dificuldade inseri o estudo do Atlas Geográfico Escolar do IBGE, já que temos alguns exemplares dele na escola.

A atividade aconteceu quando trabalhamos o conteúdo Europa; com o Atlas fizemos um jogo que tinha como principal objetivo procurar informações da Europa por todo Atlas. Fiz um questionário com 15 perguntas sobre diversas informações europeias, já que o Atlas é muito completo e aborda vários conteúdos. Na questão dávamos o número da página no Atlas e a pergunta em relação a Europa.

Os alunos participaram ativamente da atividade, mesmo aqueles que, na maioria das vezes, são desmotivados e têm pouco interesse em participar das aulas. Além do mais, o Atlas funcionou como um ótimo recurso didático para trabalhar os continentes de uma maneira mais dinâmica e diferenciada.

Eu como professor quero agradecer desde já a ajuda dada pelo IBGE no ensino de Geografia e agradecer pelos meus alunos por materiais de tanta qualidade que incentivam o estudo.