Criando croquis na aula de Cartografia

03/07/2018

As aulas de cartografia são as que mais se utiliza as projeções para ensinar a leitura, interpretação, diferenciação dos tipos de mapas e as diferentes escalas.

Para esse conteúdo planejei quatro aulas. Como de costume, foi necessário contar com os recursos disponíveis no site do IBGE no que tange aos mapas digitais bem como os impressos disponíveis na escola.

No manuseio dos mapas, os alunos são estimulados a identificar os elementos necessários para leitura e interpretação. Como avaliação, elaboram um croqui do lugar onde moram.

O trabalho de elaboração dos croquis como atividade avaliativa realizada com os alunos do 6º ano do ensino fundamental é uma prática corriqueira no ensino de cartografia. Ao final do processo, peço que façam um croqui do lugar onde moram. Lhes é ensinada toda a teoria para que depois possam ir para a prática.

No final do processo de confecção dos trabalhos, peço que apresentem, falem da experiência em mapear o lugar onde moram, o que sentiram, as dificuldades que tiveram e etc. Esse momento é interessante, pois eles percebem a mudança no olhar do lugar onde moram. Ao final, os trabalhos são colocados em exposição na sala de aula para que todos possam apreciá-los. Mas esse ano teve um diferencial, nos deram a oportunidade de enviar os croquis para exposição no site do IBGE (os desenhos estão sendo publicados no Mural do IBGEeduca / Crianças).

Como sempre utilizo o site do IBGE como apoio, em uma das minhas buscas, percebi que a página havia sido reformulada e criado um link na página principal destinada a educação, o IBGE educa. Achei sensacional. E comecei a navegar. Como trabalho com crianças, entrei no espaço destinado a elas e vi muitas novidades, como, por exemplo, um mural com o tema bem interessante, e o mais legal foi o espaço aberto para a publicação de trabalhos das crianças. Vi então a possibilidade de enviar os croquis dos alunos para exposição. O meu objetivo na publicação foi estimular os alunos conhecer o site educativo, explorar todos os espaços destinados às crianças, apreciar seus trabalhos e aprender mais geografia.  

 


Alunos em processo de elaboração dos croquis - CETI Áurea Pinheiro Braga - Manaus / AM (Fotos: Araújo- 2018)