Debate sobre a situação populacional da cidade de São Paulo através de pesquisa nos sites do IBGE

21/11/2018

A proposta desse trabalho foi conhecermos mais nossa cidade e expor o pensamento crítico de cada aluno após realizada a pesquisa no site do IBGE sobre diversas informações relacionadas ao município de São Paulo e sua população. Em seguida à pesquisa as turmas do 9º ano se reuniram no auditório do colégio para participarem de um debate sobre os temas estudados na pesquisa relatando suas opiniões sobre as características da população de sua cidade.

Entre esses temas foi solicitado que os alunos explorassem aspectos como renda, emprego, formação, educação e moradia. Ressaltando a importância do conhecimento sobre sua realidade mais próxima.

Os alunos viveram uma experiência única, pois a cada pensamento crítico exposto sobre uma determinada realidade, pesquisada e vivenciada na cidade, eles buscavam novos argumentos para justificarem seu pensamento. Muitos se surpreenderam com o resultado da pesquisa, pois não faziam ideia dessa realidade vivida em sua cidade e muito menos que esses dados estavam contidos no site do IBGE.

E é claro que a questão geopolítica da cidade teve um destaque maior, pois em diversos colóquios se levantou a responsabilidade social e da liderança política da cidade.