Usando mapas para abordar o tema migração

05/02/2019

Utilizando um mapa múndi, ou ainda um mapa político do Brasil, o professor poderá construir nele um mapa de fluxos migratórios com seus alunos.

O primeiro passo é pedir previamente que os alunos conversem com seus pais ou avós para saber a origem de sua família, ou seja, questionando o entrevistado sobre de onde vieram para chegar na cidade onde se encontram, o ano em que vieram e a motivação da vinda.

A partir das respostas dos alunos, em classe, o professor orientará os alunos na construção de uma tabela com os dados recolhidos das entrevistas sobre a origem dos entrevistados.

O professor deve dar a cada aluno um mapa múndi ou político do Brasil, a depender da prevalência das origens, e regionalizá-lo, seja pelos continentes ou por regiões do Brasil. Os alunos podem usar atlas para poder pintar de diferentes cores as regiões definidas, e criar a primeira legenda do mapa indicando o que cada cor representa. Após, os alunos devem buscar localizar no mapa cedido, o mais aproximadamente possível, a cidade onde residem e marcar com um ponto a lápis.

A seguir, com as quantidades de pessoas, o professor deve pedir aos alunos que sugiram um símbolo para representar o movimento migratório no mapa, de maneira a incluir as quantidades de pessoas migrando de região para região. A seta é o símbolo mais recomendado, assim o professor pode indicar a ideia de chegada e saída para ajudar os alunos na escolha do símbolo mais apropriado.

Em relação à quantidade de migrantes, na seta pode-se pensar em cores diferentes para representar diferentes valores ou ainda o tamanho da seta pode variar para representar a quantidade de migrantes por região/continente (exemplo: 1 mm equivalendo a 1 pessoa, 1 cm a 10 pessoas).

Por fim, os alunos poderão dar um título ao mapa e escrever um parágrafo para explicá-lo. Uma pesquisa em grupo sobre migrações servirá para aprofundar a atividade incorporando as motivações apontadas nas entrevistas e em relação ao período mais presente nas falas coletadas.