Cartografia, Interdisciplinaridade e Pokémons

11/03/2019

Na escola estadual Abdias Nascimento e na rede privada Centro Educacional Valverde, procuro sempre inovar e utilizar os dados do site do IBGE  e mapas disponíveis. Também sempre peço auxílio aos meus colegas para promover aulas inusitadas que mesclem conhecimento e que mostrem aos alunos como as disciplinas se encaixam. A importância da interdisciplinaridade.

Na rede estadual contei com o auxílio do professor de Física e Matemática Vinícius e da rede particular com a professora de Matemática Cinara Vieira. Trabalhando com as turmas de primeiro ano do Ensino Médio a temática Cartografia. Os primeiros passos focaram no desenvolvimento da localização, onde , através do plano cartesiano iniciou-se uma fantástica aula que culminou em Coordenadas Geográficas e outros assuntos como unidade de medidas, para entender a escala de um mapa. E ainda contou com movimento linear, angular , inércia e peso. Tudo isso foi acoplado à aula e ao universo de Pokémon. A princípio foi apresentado o sistema de mapas e GPS que consta no jogo de realidade aumentada Pokémon Go, um game interativo para smartphones onde o jogador circula ao ar livre, utilizando o mapa e o GPS para encontrar os monstrinhos.

O esquema de coordenadas geográficas serviu para localizar os pokémons, então pontos eram marcados entre os paralelos e meridianos, depois cálculos eram realizados para saber a distância percorrida entre um ponto e outro, por fim o arremesso das pokebolas para a captura dos monstrinhos era calculado, para que a jogada não utilizasse força demais ou de menos. 

Os alunos acharam incrível o revezamento dos professores ao aplicar os conteúdos e a abordagem, seguindo as atividades diferenciadas para o ensino das três disciplinas. A maneira que tudo foi administrado , utilizando o universo de fantasia e jogos eletrônicos cria a expectativa de que os estudantes valorizem o processo de ensino aprendizado ao serem estimulados desta maneira, assim melhorando o resultado das avaliações.