Orientação Geográfica

26/05/2020

Objetivo: Iniciar a construção dos conceitos de orientação geográfica, enfatizando a sua importância.

Estratégia: Primeiramente haverá um momento de aula expositiva de aproximadamente 10 minutos, no qual o professor irá explicar a atividade desenvolvida. A atividade será baseada em prática que demonstrará a importância da orientação cartográfica.

Depois disso a turma será dividida em pequenos grupos. Utilizando-se de um papel sulfite realizarão a dobradura de um barco. Em roda de conversa será explicado que, na Idade Média, uma das formas de mapear um espaço era através de viagens de barcos, caravelas. Em aula expositiva através de vídeo serão mostradas as imagens dos trajetos/rotas feitos pelos navios, caravelas na Idade Média. Em pequenos grupos as crianças explorarão no mapa do mundo as rotas possíveis de navegação da Idade Média utilizando o barco de papel construído por eles. Serão propostas atividades de leitura das legendas e as coordenadas existentes no mapa do mundo.

A seguir o professor poderá utilizar alguns sites, (IBGE) sobre orientação para ajudar os alunos a entenderem ainda mais esse conceito, ou mesmo avaliar se isso foi entendido. Em outro momento os alunos irão para o pátio e observarão a orientação espacial norte, sul, leste o este. Utilizando-se do corpo para girar e perceber, também é proposta a dobradura das rosas dos ventos e assim a utilizarão para se orientar percebendo se foi possível a orientação sem um objeto como rosas dos ventos e bússola.

Avaliação: A avaliação pode ser feita, avaliando a compreensão dos alunos a partir de perguntas feitas dentro da sala de aula.

Atividades de escrita: prova objetiva com resoluções das informações contidas no mapa.