Germano Gonçalves Arrudas

03/12/2020

Estou como professor de História, mas tenho correlata em geografia. Professor Germano Gonçalves Arrudas. Projeto trabalhar com mapa mundi, através dos pontos Georgonais, para uma identificação na cartografia.

O mapa deve está presente no cotidiano escolar desde os anos iniciais, e no ensino fundamental e ensino médio.

Pois bem Sentindo a dificuldade, a falta de conhecimento e também a de memorização dos alunos sobre o mapa mundi, e seus respectivos espaços, países, territórios e os continentes. Nas escolas que leciono e já lecionei a disciplina de geografia, elaborei um estudo que equivale à área da cartografia, baseando-se nas linhas imaginárias do Equador e do meridiano de Greenwich, elaborei “Os pontos Georgonais”. O conceito de pontos georgonais, de autoria do professor, são as áreas do mapa-mundi (planisfério), que divide o mapa em 1/4, de referência para localização sobre a superfície terrestre, presentes nos pontos cardeais, Norte, Leste, Sul e Oeste. Divisão está em consequência das linhas imaginárias do Equador e Meridiano de Greenwich. Para facilitar a leitura dos mapas, abrangendo todo o mapa mundi, em toda sua extensão, dividindo-o em ¼, para facilitar a localização, cada ponto refere-se a uma área onde se localizam os espaços e os territórios.

Nas aulas que lecionei, usei sem dúvida alguma o Atlas Geográfico, pois os atlas do IBGE são bem detalhados e definidos. Trabalhei com os mapas em suas especificidades: - Os mapas mudos, políticos, econômicos, climáticos, entre outros.
Como o pontos gergonal pede, usamos com prioridade o mapa-mundi. Foi tem mencionado as brincadeiras, encontradas no site do I B G E. Quebra cabeças Mapas, jogos da memória e de perguntas. Como as aulas estão sendo on-line, e por aplicativos.
Estamos nos organizando o envio do Icosaedro de Fuller, para os estudantes, cortar e colar.
E assim interagir cada vez mais os estudantes, com o estudo dos pontos georgonais na cartografia.