Observando mudanças nas paisagens ao longo do tempo

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.                                

 

Professor (a), nessa atividade você irá introduzir a ideia de paisagem em sua turma. Esse importante conceito da Geografia pode ser trabalhado, de maneira simplificada, desde a Educação Infantil.

A partir da observação das paisagens presentes no ambiente escolar e da identificação dos elementos que as compõem, os alunos irão criar e montar paisagens utilizando imagens recortadas. Além disso, terão um contato inicial com a ideia de lugar, entendido como o espaço vivenciado pelas pessoas em suas atividades.

Objetivos:

  • Observar e identificar, com a ajuda do professor, as mudanças nas paisagens observadas nas fotografias; e
  • Iniciar a compreensão de que as paisagens podem mudar ao longo do tempo.

Conteúdos:

  • Introdução à ideia de paisagem; e
  • Mudanças na paisagem ao longo do tempo

Recursos:

  • Fotografias de paisagens que se modificaram ao longo dos anos. Podem ser fotos antigas e recentes da própria escola, da cidade, de pontos de referência do estado ou do país.

1ª etapa:

  • Inicie o trabalho convidando os alunos a observarem diferentes tipos de paisagem presentes no espaço escolar: sala de aula; biblioteca; refeitório; sala de informática; pátio; quadra; e outros. O importante é listar, em conjunto com os alunos, os elementos que compõem as paisagens observadas, bem como a utilização que as pessoas fazem desses lugares.

2ª etapa:

  • Apresente aos alunos as fotografias coletadas. Pergunte se as crianças conhecem aquela paisagem, se já estiveram nos lugares retratados. Peça que observem as mudanças ocorridas nas paisagens, elementos que não existem mais, elementos incorporados. Se as mudanças foram provocadas pela ação do homem ou pela natureza. O importante é que os alunos entendam que, por diversos motivos, as paisagens podem se modificar ao longo do tempo.