Gráfico dos aniversariantes do mês

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

                                                                      

 

Objetivos

  • Participar de pesquisa sobre os meses em que os alunos fazem aniversário;
  • Construir coletivamente um gráfico sobre a quantidade de alunos que faz aniversário em cada mês; e
  • Ler, com a ajuda do(a) professor(a), as informações contidas no gráfico.

Conteúdos

  • Pesquisa de informações;
  • construção e leitura de gráfico; e
  • meses do ano.

Recursos

  • Papel pardo ou cartolina, régua, caneta hidrocor, tesoura e cola – para a montagem do gráfico.

1ª etapa:

  • Converse com sua turma para saber se eles conhecem os meses do ano, vá anotando no quadro os nomes dos meses que os alunos forem falando. Trabalhe a ideia de mês, quantos dias um mês pode ter, quantos meses tem um ano e outras informações interessantes; e

  • Pergunte se os alunos sabem em que mês fazem aniversário. Se houver algum aluno que não saiba, peça para que os alunos perguntem a seus responsáveis e tragam a informação no dia seguinte.

2ª etapa:

  • Construa o gráfico conforme o modelo visto na imagem abaixo. Leve o gráfico para ser preenchido em sala de aula. Se julgar necessário, estabeleça um símbolo que corresponda a cada mês para facilitar a identificação dos alunos. Por exemplo, um sol para o mês de janeiro, uma máscara carnavalesca para o mês de fevereiro e assim sucessivamente;





  • Junto com a turma vá preenchendo o gráfico colando um bolinho para representar um aniversariante de cada mês. Não se esqueça de dar um nome ao gráfico, por exemplo: Gráfico dos aniversariantes do mês; e

  • Estimule e auxilie os alunos a recolherem informações de gráfico. Por exemplo: em qual mês há mais crianças que fazem aniversário, em qual mês há menos. Pergunte a cada aluno quantas crianças fazem aniversário no mesmo mês que ele. O importante é que os alunos vejam que no gráfico existem diversas informações relacionadas com o mês em que cada aluno faz aniversário.

Complementando:

Você pode, com a ajuda da equipe escolar e dos responsáveis dos alunos, organizar a cada mês uma pequena comemoração para os aniversariantes do mês. Um bolo com refresco vão deixar a turma animada!