Gráfico com as letras do nome

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

(EF02MA23) Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis categóricas de seu interesse, organizando os dados coletados em listas, tabelas e gráficos de colunas simples.                                            

Objetivos:

  • Identificar quantas letras há em seu nome;
  • Construir, coletivamente, um gráfico com as letras de seu nome; e
  • Ler, com a ajuda do(a) professor(a) as informações contidas no gráfico.

Conteúdos:

  • Escrita do nome;
  • Alfabeto; e
  • Construção e leitura de gráfico.

Recursos:

  • Papel pardo, papel, régua, caneta hidrocor, tesoura, cola, letras do alfabeto em papel.

1ª etapa:

  • Peça para que os alunos escrevam seu nome em uma folha de papel. Se sua turma ainda não estiver nesse nível de escrita, providencie uma folha com o nome de cada um escrito; e

  • Solicite que os alunos contem quantas letras há em seu nome e escrevam o número ao lado de seu nome. Se necessário, auxilie os alunos nessa tarefa.

2ª etapa:

  • Diga aos alunos que vocês irão registrar todos os nomes dos alunos, e o número de letras de cada um, para que todos tenham informações sobre os nomes de todos os alunos.

  • Construa o gráfico conforme o modelo visto na imagem abaixo. Leve o gráfico para ser preenchido em sala de aula. Vá montando o gráfico junto com os alunos, convide-os para recortar e colar as letras. Não se esqueça de nomear o gráfico e de seguir uma linha reta para a colagem das letras, é importante que cada letra fique exatamente alinhada com as outras, em um gráfico essa organização é fundamental; e



  • Junto com a turma, procure extrair o máximo de informações possíveis do gráfico: quantos alunos há na turma, quantos meninos, quantas meninas, quais são os nomes com mais e menos letras, quais são os números de letras que aparecem com mais frequência, quais são os que aparecem com menos frequência, entre outras informações.