Conhecendo brincadeiras antigas

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EF01MA21) Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.                                                             

 

Professor (a), nessa atividade você vai envolver os alunos em uma pesquisa sobre as brincadeiras preferidas por seus pais e responsáveis quando esses eram crianças. O objetivo é que os alunos façam essa pesquisa, registrem os resultados em conjunto e conheçam essas brincadeiras antigas.

Objetivos:

  • Conhecer e aprender a jogar brincadeiras antigas;
  • Iniciar a compreensão da ideia de pesquisa;
  • Participar do registro de informações em uma tabela; e
  • Compreender o objetivo da tabela elaborada em conjunto com a turma.

Conteúdos:

  • Pesquisa e registro de informações; e
  • Brincadeiras antigas.

Recursos:

  • Papel ofício, papel pardo, canetinha, lápis de cor e objetos para as brincadeiras escolhidas.

1ª etapa:

  • Primeiro envie uma cartinha aos pais explicando brevemente a atividade. Reserve um espaço nessa carta para que um dos responsáveis registre o nome de sua brincadeira favorita quando era criança e envie a resposta para o professor (a). Explique para os alunos o objetivo da carta.

  • Com as respostas das cartas em mãos escolha cinco brincadeiras, de acordo com a frequência com que aparecem e a viabilidade de realizar a brincadeira. É importante que se explique aos alunos o porquê da escolha das cinco brincadeiras.

2ª etapa:

  • Nessa etapa, você vai brincar com seus alunos. Você irá reservar um período de cada dia de aula para realizar uma brincadeira com seus alunos. Ensine as regras à turma e propicie um horário para que eles possam brincar. Ressalte sempre que é uma brincadeira antiga, que fez parte da infância dos pais e responsáveis dos alunos.

  • Depois de cada dia, você irá registrar as impressões dos alunos sobre a brincadeira em uma tabela, como o modelo abaixo. Explique aos alunos o que representa cada expressão (se não gostaram da brincadeira, se gostaram mais ou menos ou se gostaram muito). Nesse momento, estimule os alunos a falarem sobre suas impressões, a contarem, junto com o professor, o número de alunos que gostaram, ou não, da brincadeira.

  • Explore o registro do número de alunos na tabela sempre ressaltando que vocês estão fazendo uma pesquisa sobre o que os alunos acharam de cada brincadeira e registrando esses resultados. O importante é que os alunos consigam compreender a tabela.

  • Ao final da semana, analise com os alunos a tabela e descubram qual foi a brincadeira mais querida pela turma.

     
    Cabra-cega
    2
    0
    13
    Amarelinha
    1
    4
    10
    Pular elástico
    3
    4
    8
    Peão
    2
    2
    11
    Bandeirinha
    4
    2
    9

Complementando:

Incentive os alunos a criarem quadros com diferentes tipos de informação. Ex: mês de aniversário, esporte preferido, brincadeira favorita.