Construindo paisagens

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

(EF01MA22) Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.                                                   

Professor (a), nessa atividade você irá introduzir a ideia de paisagem em sua turma. Esse importante conceito da Geografia pode ser trabalhado, de maneira simplificada, desde a Educação Infantil. A partir da observação das paisagens presentes no ambiente escolar e da identificação dos elementos que as compõem, os alunos irão criar e montar paisagens utilizando imagens recortadas. Além disso, terão um contato inicial com a ideia de lugar, entendido como o espaço vivenciado pelas pessoas em suas atividades.

Objetivos

  • observar diferentes tipos de paisagem listando seus elementos e identificando formas de utilização desses lugares;
  • montar uma paisagem utilizando figuras recortadas; e
  • apresentar o trabalho para a turma.

Conteúdos

  • Observação de paisagens;
  • Introdução à ideia de paisagem; e
  • Introdução à ideia de lugar.

Recursos

  • Fotografias de diferentes tipos de paisagem, figuras para recorte, papel pardo, tesoura e cola.

1ª etapa:

  • Inicie o trabalho convidando os alunos a observarem diferentes tipos de paisagem presentes no espaço escolar: sala de aula; biblioteca; refeitório; sala de informática; pátio; quadra; e outros. O importante é listar, em conjunto com os alunos, os elementos que compõem as paisagens observadas, bem como a utilização que as pessoas fazem desses lugares.
  • Apresente aos alunos imagens de diferentes tipos de paisagem: montanha; cidade; praia; floresta; deserto; e cachoeira. Faça o mesmo trabalho de observação realizado anteriormente: questione sobre os elementos de cada paisagem e a utilização desses lugares.

2ª etapa:

  • Nesse momento, os alunos serão convidados a montar suas próprias paisagens. Cada aluno receberá figuras para recorte e meia-folha de papel pardo para colar os elementos e montar suas paisagens.
  • Após terminarem o trabalho, organize uma roda de conversa na qual cada aluno mostrará seu trabalho listando os elementos de sua paisagem e dizendo como as pessoas podem aproveitar o lugar retratado, ou seja, que tipos de atividade podem ser feitos naquele local.