Vestindo a Bia e o Rafa

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EF01MA20) Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.                                              

 

Professor (a), você já deve ter ouvido falar em análise combinatória. A análise combinatória é a parte da Matemática que permite contar os agrupamentos possíveis em um conjunto de elementos. Por exemplo, tenho seis tipos de frutas e quero saber quantos tipos de suco posso fazer usando duas dessas frutas: laranja com mamão, laranja com morango, laranja com pêssego e etc. A análise combinatória é um conteúdo muito importante e a habilidade de combinar pode ser trabalhada, de um jeito muito simples, desde a Educação Infantil.

Objetivos

  • Identificar, em conjunto com o professor(a) e colegas, o número de combinações possíveis das roupas dos personagens Bia e Rafa e
  • ilustrar os personagens usando a combinação de roupa favorita.

Conteúdos

  • Habilidade de combinar
  • Elaboração de desenho

Recursos

  • Papel cartãozinho, lápis de cor, hidrocor, papel ofício e durex.

1ª etapa:

  • Professor (a), primeiramente você deverá construir dois personagens em tamanho grande com papel cartãozinho (ou outro tipo de papel): a Bia e o Rafa. Depois você deve criar 4 peças de roupa para cada um e desenhar essas roupas de modo que possa vestir e despir os bonecos. A Bia terá: uma saia, um short, uma camiseta e uma blusa. O Rafa terá: um short, uma calça, uma camiseta e uma blusa. Caso prefira, faça o download dessas ilustrações e imprima. Os alunos podem escolher, dentre essas ilustrações, uma das meninas para ser a Bia e e um dos meninos para ser o Rafa.

       

       

2ª etapa:

  • Apresente os personagens à turma. Crie um clima de entrosamento da turma com eles convidando os alunos a criarem características para os personagens: com quem moram, onde estudam, de quais brinquedos gostam e outros.

  • Agora mostre aos alunos as roupas dos personagens e peça ajuda para vestir os bonecos. A pergunta principal será: a Bia e o Rafa tem uma festa de aniversário para ir, de quantas formas diferentes eles podem sair usando essas roupas? Essa pergunta será respondida coletivamente com a turma experimentando as combinações nos bonecos. Serão possíveis quatro combinações diferentes de roupas em cada personagem.

  • Crie uma forma de registro para as possíveis combinações das roupas. Pode ser fotografando as combinações nos bonecos para fazer um mural com fotos ou desenhando as combinações e produzir um mural posteriormente.

3ª etapa:

  • Peça para que cada aluno desenhe a Bia e o Rafa usando a combinação de roupa que acharam mais bonita. Esses trabalhos podem ser usados para montar um mural, um cartaz ou álbum de desenhos.