Nossas diversões

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.                              

Objetivos:

  • iniciar a compreensão e uso da legenda;
  • introduzir o aprendizado sobre coleta, registro e interpretação de dados; e
  • promover a troca de experiências de diversão entre os alunos.

Conteúdos:

  • Coleta de dados
  • Contagem
  • Legenda
  • Relação interpessoal

Recursos:

  • Recortes de jornal e revistas e demais fotografias, papel madeira (pardo), cola, tesoura e hidrocor.

1ª etapa:

  • Converse com a turma sobre seus brinquedos, brincadeiras e desenhos animados favoritos. Promova uma roda de conversa sobre esses temas. Registre quais são as diversões que aparecem com mais frequência.

2ª etapa:

  • Construa um mural com imagens que representem as diversões mais citadas, podem ser fotos retiradas da internet ou recortes de jornais e revistas. Você pode dividir em três grupos: brinquedos, brincadeiras e desenhos animados.
  • Em conjunto com os alunos pergunte quantos deles preferem cada uma das diversões. Exemplo: Qual é o seu brinquedo favorito? Boneca, carrinho ou jogo? Lembre-se que cada aluno só pode escolher uma opção. Vá registrando a quantidade de cada resposta no mural com a participação dos alunos. Ao final a turma terá um quadro com legendas e quantidades indicando as diversões favoritas da turma.
  • Analise os dados com os alunos levantando questões interpretativas, como: qual é o desenho animado que mais pesssoas gostam? Qual é o que menos pessoas gostam?

3ª etapa:

  • Combine com os alunos uma data para trazerem para a escola seus brinquedos preferidos. Nesse dia promova também brincadeiras presentes no mural com os alunos. O intuito é que haja uma interação entre os brinquedos e brincadeiras favoritos dos alunos.