Criando gráficos com notas adesivas

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.                            

Objetivos:

  • Pesquisar informações sobre a turma;
  • produzir gráficos de colunas usando notas adesivas.

Conteúdos:

  • Pesquisa e registro de informações; e
  • Produção de gráfico.

Recursos:

  • Papel pardo, régua e caneta hidrocor.



1ª etapa:

  • Professor, proponha uma pesquisa sobre características de sua turma. O ideal é que sejam perguntas com poucas possibilidades de respostas, para facilitar a produção do gráfico. Alguns exemplos:

    a) Quantidade de meninos e meninas.

    b) Alunos que moram no mesmo bairro da escola e alunos que moram em um bairro diferente.

    c) Alunos que moram em casa e alunos que moram em apartamento.

    d) Alunos que possuem animais de estimação e alunos que não possuem.

  • Vá anotando os resultados das perguntas no quadro de giz/quadro branco.

2ª etapa:

  • Nesse momento proponha que os alunos registrem os resultados da pesquisa através de um gráfico. Explique aos alunos a relação entre gráficos e representação de informações. Fale que os gráficos são muito utilizados no cotidiano para representar diversos dados de uma maneira simples e concisa. Você pode apresentar alguns gráficos simples, de colunas, de barras, pizza, para que os alunos possam visualizar melhor esses recursos de disseminação de informações.

  • Você encontra alguns gráficos no link a seguir:
    https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19632-nosso-povo.html

  • Os gráficos devem ser produzidos usando notas adesivas. Os estudantes podem usar uma nota adesiva para cada aluno, na representação do gráfico, ou criar linhas que indiquem marcações de quantidades. Você pode ver os dois exemplos de gráficos nas imagens abaixo. Lembre-se do título de cada gráfico e de determinar uma cor diferente para cada coluna.

Complementando:

Você pode organizar uma exposição na escola dos gráficos produzidos ou expandir a atividade propondo que os alunos realizem a pesquisa sobre as características de outras turmas e produzam os gráficos para representar essas informações.