Educação alimentar
Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. |
Professor (a), você sabia que, em nosso país, vivemos um aumento dos índices de obesidade infantil? A Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008-2009, realizada pelo IBGE, indicou grande aumento no número de crianças com excesso de peso. Essa atividade propõe levar os alunos a conhecerem alimentos saudáveis e naturais e estimulá-los a experimentar essas novidades.
Objetivos:
- Conhecer e experimentar novos alimentos;
- Classificar os alimentos em frutas, legumes ou verduras; e
- Organizar, coletivamente, uma tabela com os alimentos estudados.
Conteúdos:
- Educação alimentar;
- Classificação; e
- Produção e leitura de tabela.
1ª etapa:
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Professor (a), você vai trabalhar com três grupos de alimentos: frutas, verduras e legumes. Colete fotos de diversos desses alimentos ou traga exemplares reais para a sala de aula. O importante é trazer variados exemplos de alimentos, dos mais comuns aos menos conhecidos; e
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Apresente os alimentos para a turma. Pergunte quais alimentos os alunos conhecem, se já experimentaram ou se gostam de comê-los. Quais pratos conhecem que possuem as verduras, legumes e frutas como ingredientes. Se gostariam de falar sobre outros alimentos, naturais, que não estão expostos na aula.
2ª etapa:
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Explique para os alunos que cada um dos alimentos apresentados se classifica em um dos três grupos: legumes, verduras e frutas. Faça uma breve definição de cada um desses grupos para os alunos.
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Organize uma tabela coletivamente com a turma. Na tabela, os alimentos estarão divididos por grupo e sua foto estará acompanhada do nome de cada um deles. Convide os alunos a tentarem classificar os alimentos, seja usando seu conhecimento prévio ou criando hipóteses de associação.
Complementando:
Organize uma refeição coletiva com seus alunos usando os alimentos estudados em sala de aula. Pode ser uma sopa, uma salada de frutas ou um suflê de legumes. O importante é estimular as crianças a experimentarem alimentos saudáveis.
Caso queira ampliar o trabalho com outras informações, consulte a Pesquisa de Orçamentos Familiares nesse link: POF
Indicamos também o documentário “Muito além do peso” (direção Estela Renner e produção Maria Farinha Filmes) que aborda a questão da obesidade infantil no Brasil. Link para visualização: http://www.muitoalemdopeso.com.br/download/