Ampliando a ideia de lugar
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios. (EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos. |
Objetivos
- Iniciar a ampliação de seus conceitos sobre a ideia de lugar; e
- Expor oralmente seus conhecimentos sobre os conteúdos a serem estudados.
Conteúdos
-
Lugar; e
-
Introdução à ideia de território.
Recursos
- Círculos de papelão representando o país, a cidade, a casa e a rua (conforme a foto abaixo) e papelão, tesourinhas e lápis.
1ª etapa:
-
Professor (a), nesse primeiro momento forme um círculo com seus alunos para que conversem sobre os conceitos de cidade, estado, país, continente e planeta. Pergunte se eles sabem em que planeta vivemos, em que países estamos situados, se eles conhecem outros países e cidades. Enfim, explore esses conceitos e dê liberdade para que as crianças exponham seus conhecimentos.
2ª etapa:
- Apresente para seus alunos os círculos de papelão representando os diferentes territórios e trabalhe com a ideia de que “um lugar está sempre dentro de outro”. Procure passar a ideia de que fazemos parte de um contexto amplo explorando a ideia concreta visualizada nos círculos de papelão.
-
Proponha uma atividade na qual os alunos irão construir círculos de papelão para representar a sala de aula, a escola, a rua, a cidade, o país. Dessa maneira poderão trazer o conceito de ampliação do lugar para sua realidade concreta.
Complementando:
Você pode apresentar outro recursos para enriquecer o conhecimento de sua turma. Mapas, atlas e jogos sobre o tema estudado. O IBGE possui diversos materiais para esse trabalho: Cidades@, Países, Atlas Geográfico Escolar, Recursos- Mapas, IBGEeduca Crianças.