Ampliando a ideia de lugar

objetivos

  • Iniciar a ampliação de seus conceitos sobre a ideia de lugar; e
  • Expor oralmente seus conhecimentos sobre os conteúdos a serem estudados.

conteúdos

  • Lugar; e

  • Introdução à ideia de território.

recursos

  • Círculos de papelão representando o país, a cidade, a casa e a rua (conforme a foto abaixo) e papelão, tesourinhas e lápis.

1ª etapa:

    • Professor (a), nesse primeiro momento forme um círculo com seus alunos para que conversem sobre os conceitos de cidade, estado, país, continente e planeta. Pergunte se eles sabem em que planeta vivemos, em que países estamos situados, se eles conhecem outros países e cidades. Enfim, explore esses conceitos e dê liberdade para que as crianças exponham seus conhecimentos.

2ª etapa:

  • Apresente para seus alunos os círculos de papelão representando os diferentes territórios e trabalhe com a ideia de que “um lugar está sempre dentro de outro”. Procure passar a ideia de que fazemos parte de um contexto amplo explorando a ideia concreta visualizada nos círculos de papelão.

  • Proponha uma atividade na qual os alunos irão construir círculos de papelão para representar a sala de aula, a escola, a rua, a cidade, o país. Dessa maneira poderão trazer o conceito de ampliação do lugar para sua realidade concreta.

complementando

Você pode apresentar outro recursos para enriquecer o conhecimento de sua turma. Mapas, atlas e jogos sobre o tema estudado. O IBGE possui diversos materiais para esse trabalho: Cidades e Estados, Países, Atlas Geográfico Escolar, Recursos- Mapas, IBGEeduca Crianças.