Fauna ameaçada de extinção

objetivos

  • conhecer quais são os mamíferos ameaçados de extinção em seu estado;
  • analisar o mapa da fauna ameaçada de extinção no Brasil;
  • registrar os resultados da análise do mapa; e
  • adquirir informações, através de pesquisa, sobre caça predatória e ações para conter o processo de extinção em seu estado.

conteúdos

  • Fauna ameaçada de extinção;
  • Leitura e análise de mapa; e
  • Pesquisa, registro e divulgação de informações.

recursos

  • Mapa da fauna ameaçada de extinção, papel, lápis e demais materiais de suporte para pesquisa (livros, revistas, jornais, Internet e outros).

1ª etapa:

  • Primeiramente, converse com os alunos sobre o que são animais ameaçados de extinção. Aborde temas como a caça predatória e a possibilidade de que várias espécies de animais não existam mais em pouco tempo.

  • Apresente para seus alunos o mapa de animais mamíferos ameaçados de extinção, disponível no seguinte link: http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fauna_ameacada_de_extincao_mamiferos.pdf. Se já houver trabalhado o conceito de animais mamíferos, retome-o de forma breve. Se ainda não houver tratado esse conteúdo, aproveite para introduzir o assunto.

2ª etapa:

  • Analise, em conjunto com os alunos, as espécies de animais ameaçados de extinção de seu estado. Se for no litoral, observem também as áreas marinhas.

  • Oriente os alunos na leitura do mapa e nas legendas que descrevem o nome de cada animal.

  • Analise se os animais ameaçados de extinção de seu estado também constam em outros estados.

  • Peça que os alunos registrem as seguintes informações: os animais ameaçados de extinção em seu estado; os animais ameaçados de seu estado que existem em outros estados; e os estados que contém esses animais. Esse material será um pequeno relatório da pesquisa realizada.

3ª etapa:

  • Proponha para a turma uma pesquisa, em forma de trabalho em grupo, mais aprofundada sobre os seguintes temas: como se dá a captura desses animais; quais são os usos feitos desses animais; e se existem projetos e ações para conter o processo de extinção desses mamíferos.

  • Você pode propor que os resultados da pesquisa sejam apresentados em forma de mural, cartaz, vídeo ou minisseminário.