Vivenciando o uso da legenda

Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas 

(EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.                             

Objetivos:

  • vivenciar o uso do alfabeto cartográfico;
  • identificar e localizar lugares a partir do uso da legenda e
  • representar o lugar em que vive.

Conteúdos:

  • Alfabeto cartográfico;
  • Uso da legenda;
  • Localização espacial;
  • Relação com o lugar em que vive.

Recursos:

  • Papel madeira (pardo), cola, tesoura, hidrocor e lápis de cor.

1ª etapa:

  • Converse com o seus alunos sobre o conceito de legenda. Peça que eles procurem explicar o que entendem por legenda. Depois fale sobre os lugares da comunidade que eles considerem mais importantes.

2ª etapa:

  • Organize um passeio com os alunos pelas ruas próximas à escola. Não esqueça de solicitar autorização para os responsáveis. Durante o trajeto peça que os alunos observem as ruas e locais, lojas, praças e construções que considerem importantes.

  • De volta à sala de aula desenhe, em colaboração com os alunos, em papel madeira as ruas visitadas. Destacando os pontos importantes e criando, coletivamente com a turma, legendas para esse lugares.

3ª etapa:

  • Depois do esquema completo, convide os alunos para identificarem alguns lugares. Por exemplo, ruas por onde passam muitas pessoas, locais menos movimentados. Decida com eles uma cor para pintar os locais mais movimentados e outra para as ruas mais desertas. Dessa forma você estará introduzindo outros elementos de leitura cartográfica.

Complementando:

Proponha que cada aluno desenhe o entorno de suas casas, fazendo uso de legendas.