A saúde dos adolescentes: conhecendo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.                                  

Objetivos:

  • Obter informações sobre a saúde dos estudantes adolescentes através de dados da PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar);
  • participar de debate sobre os temas abordados pela PeNSE; e
  • realizar uma pesquisa em sala de aula sobre os temas relacionados com a saúde dos estudantes.

Conteúdos:

  • Informações sobre adolescência e saúde;
  • Expressão oral; e
  • Coleta, registro, análise e divulgação de informações.

Recursos:

  • Computadores com acesso à Internet, papel e caneta.

1ª etapa:

  1. Professor (a), apresente para a turma o seguinte material: A saúde dos Adolescentes. Peça que os alunos observem os temas pesquisados, os resultados encontrados e que façam anotações sobre as informações que julgarem mais interessantes e relevantes; e

  2. Procure explorar, juntamente com os alunos, os temas tratados pela pesquisa e os resultados encontrados. Destaque a relação dos temas com a saúde dos estudantes, como cada um dos assuntos influencia na saúde física e mental dos adolescentes. Estimule a participação dos alunos e peça que falem sobre as anotações que fizeram previamente. Conduza a conversa em forma de debate.

2ª etapa:

  1. Apresente aos alunos o seguinte vídeo explicativo: IBGE Explica • PeNSE;

  2. Converse com a turma sobre as linhas gerais que nortearam a realização da PeNSE. Destaque tópicos como: sigilo das informações, pertinência dos temas tratados, forma de apresentação dos resultados e outros; e

  3. Divida a turma em grupos e proponha que os alunos realizem uma pesquisa em sala de aula sobre os temas destacados no material especial disponível no primeiro link. Cada equipe pode ficar responsável por um dos temas. Fique atento a algumas dicas para garantir o sucesso da pesquisa:

    - Oriente os alunos quanto à construção dos questionários (que devem ser com questões fechadas ("múltipla escolha") e respondidos de maneira anônima, ou seja, os questionários não devem ser identificados com o nome dos alunos, apenas com o sexo;

    - Explique aos alunos como podem fazer a contagem das respostas e gerar os percentuais correspondentes a cada tema e pergunta; e

    - Avalie a melhor forma de apresentação das informações junto com os alunos (cartazes, murais, vídeo, texto e material digital).

  4. Ao final da apresentação dos resultados da pesquisa, realize um novo debate para que os alunos possam comparar as informações coletadas na turma com os dados da PeNSE.