Nomes no Brasil

Objetivos

  • Pesquisar informações sobre seu próprio nome;
  • responder a um roteiro de perguntas sobre seu nome usando dados de site informativo do IBGE; e
  • elaborar, coletivamente, uma pesquisa sobre os nomes dos alunos da escola.

Conteúdos

  • Pesquisa e registro de informações; e
  • leitura de gráficos e tabelas.

Recursos

  • Computadores com acesso à Internet.

1ª etapa:

  1. Professor, comece a atividade conversando com seus alunos sobre seus nomes. Se sabem quem escolheu seu nome, os motivos, se o nome escolhido foi uma homenagem a alguém, se conhecem o significado de seu nome.

  2. Fale um pouco sobre o Censo da população, realizado pelo IBGE. Você pode obter mais informações sobre a pesquisa e seus resultados nesse link: https://censo2010.ibge.gov.br/ . Falar sobre o Censo é importante pois o banco de nomes que os alunos irão pesquisar foi elaborado com dados do Censo 2010.

  3. Apresente aos alunos a página do IBGE Nomes do Brasil.

2ª etapa:

  1. Proponha aos alunos o seguinte roteiro de perguntas a partir da pesquisa de seu próprio nome no site “Nomes no Brasil”. Se necessário, oriente os alunos com relação à utilização da página. Leia atentamente as notas técnicas disponíveis na página de maneira a informar melhor os seus alunos sobre a elaboração da base de dados.

    É importante destacar que nomes cuja frequência encontrada foi inferior a 20 em todo o Brasil, não constam na base de dados. Se esse for o caso de um dos seus alunos, peça que pesquisem sobre o nome de alguma pessoa querida: um familiar, amigo, um professor ou outro.

    Roteiro
    a) Quantas pessoas há no Brasil que têm o mesmo nome que o seu?
    b) E no seu município, há quantas pessoas com o mesmo nome que o seu?
    c) Em qual década houve a maior frequência de nascimentos de pessoas com o seu nome?
    d) Em qual década houve a menor frequência de nascimentos de pessoas com o seu nome?
    e) Em qual Unidade Federativa há a maior frequência de pessoas com o mesmo nome que o seu?
    f) Qual é a posição da popularidade do seu nome no Brasil?
    g) Qual é o percentual de pessoas com o mesmo nome que o seu no Brasil?
    h) Existem diferentes grafias para o seu nome? Quais?

complementando:

Peça que seus alunos façam uma pesquisa sobre os nomes mais populares da escola. Eles podem coletar os dados aluno a aluno ou ter como referência as listagens de chamada. Vocês podem combinar uma frequência mínima de três nomes iguais para que conste na base de dados a ser montada. Podem se inspirar no site do IBGE e agregar outras informações interessantes, tais como: história da escolha dos nomes, significado dos nomes, entre outros dados.