Nomes no Brasil
Objetivos
- Pesquisar informações sobre seu próprio nome;
- responder a um roteiro de perguntas sobre seu nome usando dados de site informativo do IBGE; e
- elaborar, coletivamente, uma pesquisa sobre os nomes dos alunos da escola.
Conteúdos
- Pesquisa e registro de informações; e
- leitura de gráficos e tabelas.
Recursos
- Computadores com acesso à Internet.
1ª etapa:
-
Professor, comece a atividade conversando com seus alunos sobre seus nomes. Se sabem quem escolheu seu nome, os motivos, se o nome escolhido foi uma homenagem a alguém, se conhecem o significado de seu nome.
-
Fale um pouco sobre o Censo da população, realizado pelo IBGE. Você pode obter mais informações sobre a pesquisa e seus resultados nesse link: https://censo2010.ibge.gov.br/ . Falar sobre o Censo é importante pois o banco de nomes que os alunos irão pesquisar foi elaborado com dados do Censo 2010.
-
Apresente aos alunos a página do IBGE Nomes do Brasil.
2ª etapa:
-
Proponha aos alunos o seguinte roteiro de perguntas a partir da pesquisa de seu próprio nome no site “Nomes no Brasil”. Se necessário, oriente os alunos com relação à utilização da página. Leia atentamente as notas técnicas disponíveis na página de maneira a informar melhor os seus alunos sobre a elaboração da base de dados.
É importante destacar que nomes cuja frequência encontrada foi inferior a 20 em todo o Brasil, não constam na base de dados. Se esse for o caso de um dos seus alunos, peça que pesquisem sobre o nome de alguma pessoa querida: um familiar, amigo, um professor ou outro.
Roteiro
a) Quantas pessoas há no Brasil que têm o mesmo nome que o seu?
b) E no seu município, há quantas pessoas com o mesmo nome que o seu?
c) Em qual década houve a maior frequência de nascimentos de pessoas com o seu nome?
d) Em qual década houve a menor frequência de nascimentos de pessoas com o seu nome?
e) Em qual Unidade Federativa há a maior frequência de pessoas com o mesmo nome que o seu?
f) Qual é a posição da popularidade do seu nome no Brasil?
g) Qual é o percentual de pessoas com o mesmo nome que o seu no Brasil?
h) Existem diferentes grafias para o seu nome? Quais?
complementando:
Peça que seus alunos façam uma pesquisa sobre os nomes mais populares da escola. Eles podem coletar os dados aluno a aluno ou ter como referência as listagens de chamada. Vocês podem combinar uma frequência mínima de três nomes iguais para que conste na base de dados a ser montada. Podem se inspirar no site do IBGE e agregar outras informações interessantes, tais como: história da escolha dos nomes, significado dos nomes, entre outros dados.