Os pontos extremos do Brasil
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada. (EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. |
Objetivos:
- conhecer os pontos extremos do país e os processos que envolvem o cálculo de sua localização geográfica;
- localizar, no Mapa Mudo do Brasil, os pontos extremos do país; e
- realizar pesquisa sobre os municípios onde estão localizados os marcos dos pontos extremos do país.
Conteúdos:
- Pontos extremos do Brasil; e
- Leitura de mapa
Recursos:
- mapa mudo do Brasil; mapa Pontos Extremos e Fronteiras; vídeo "IBGE explica: extremo norte do Brasil"; e lápis de cor e caneta hidrocor.
1ª etapa:
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Converse com seus alunos sobre os pontos extremos do Brasil e seus marcos territoriais. Pergunte se os alunos conhecem esses pontos e se sabem qual sua utilidade.
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Apresente aos alunos o vídeo IBGE explica: extremo Norte do Brasil, disponível nesse link https://www.youtube.com/watch?v=EyPzFjoIJGg. Esse vídeo apresenta algumas informações sobre a ideia dos pontos extremos, o processo de pesquisa desses pontos e sobre a construção dos marcos territoriais para sua localização.
2ª etapa:
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Utilize o mapa Pontos Extremos e Fronteiras para que os alunos conheçam a localização espacial dos pontos extremos. A partir desse mapa, explore os pontos extremos e amplie, com sua turma, a pesquisa, identificando em quais municipais se localizam os pontos extremos do país; e
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Organize uma atividade, com o “Mapa Mudo do Brasil”, na qual os alunos localizem os pontos extremos do país utilizando o mapa mudo. Peça que façam marcações, utilizem cores diferentes para marcar os quatro pontos e que anotem, nas respectivas localizações, os nomes dos pontos extremos e o estado e município no qual se localizam. Você pode, inclusive, sugerir a elaboração de legendas.
Complementando:
Amplie o estudo sobre os pontos extremos do país propondo pesquisas que recolham informações mais aprofundadas sobre os municípios nos quais estão localizados esses pontos, sobre os países que fazem fronteira com o Brasil, sobre a vida social, política e econômica nas áreas de fronteira.