Os pontos extremos do Brasil

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada.

(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.                           

Objetivos:

  • conhecer os pontos extremos do país e os processos que envolvem o cálculo de sua localização geográfica;
  • localizar, no Mapa Mudo do Brasil, os pontos extremos do país; e
  • realizar pesquisa sobre os municípios onde estão localizados os marcos dos pontos extremos do país.

Conteúdos:

  • Pontos extremos do Brasil; e
  • Leitura de mapa

Recursos:

1ª etapa:

  • Converse com seus alunos sobre os pontos extremos do Brasil e seus marcos territoriais. Pergunte se os alunos conhecem esses pontos e se sabem qual sua utilidade.

  • Apresente aos alunos o vídeo IBGE explica: extremo Norte do Brasil, disponível nesse link https://www.youtube.com/watch?v=EyPzFjoIJGg. Esse vídeo apresenta algumas informações sobre a ideia dos pontos extremos, o processo de pesquisa desses pontos e sobre a construção dos marcos territoriais para sua localização.

2ª etapa:

    • Utilize o mapa Pontos Extremos e Fronteiras para que os alunos conheçam a localização espacial dos pontos extremos. A partir desse mapa, explore os pontos extremos e amplie, com sua turma, a pesquisa, identificando em quais municipais se localizam os pontos extremos do país; e

    • Organize uma atividade, com o “Mapa Mudo do Brasil”, na qual os alunos localizem os pontos extremos do país utilizando o mapa mudo. Peça que façam marcações, utilizem cores diferentes para marcar os quatro pontos e que anotem, nas respectivas localizações, os nomes dos pontos extremos e o estado e município no qual se localizam. Você pode, inclusive, sugerir a elaboração de legendas.

Complementando:

Amplie o estudo sobre os pontos extremos do país propondo pesquisas que recolham informações mais aprofundadas sobre os municípios nos quais estão localizados esses pontos, sobre os países que fazem fronteira com o Brasil, sobre a vida social, política e econômica nas áreas de fronteira.