Criando cartões postais dos estados brasileiros

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.

(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.                                                           

Objetivos

  • Realizar pesquisa e registro de imagens e informações sobre os estados brasileiros para a confecção de um cartão postal;
  • Refletir sobre o uso de cartões postais e redes sociais para se comunicar durante uma viagem; e
  • Participar de debate expondo suas opiniões.

Conteúdos

  • Meios de comunicação;
  • Expressão oral;
  • Estados brasileiros; e
  • Pesquisa, registro e divulgação de informações.

Recursos

  • Acesso ao site Cidades@, impressora (opcional), papel-cartão, caneta, cola e tesoura.





1ª etapa:

  • Professor (a), leve alguns cartões postais para mostrar a seus alunos (você pode encontrá-los em bancas de jornal, livrarias e papelarias). Muitos alunos não devem conhecer o uso do cartão postal, explique que era muito comum o envio de cartões postais por pessoas que estavam viajando, para se comunicar com outras pessoas. Convide os alunos a analisarem o cartão postal, o significado das fotos, peça que eles imaginem como seria viajar e não poder fotografar a viagem e postar as fotos nas redes sociais. Estimule-os a verem o cartão postal tanto como forma de compartilhamento de imagens de lugares como de comunicação.

  • Proponha as seguintes perguntas para nortear um debate com os alunos:

    a) Como deveria ser a sensação das pessoas ao receberem postais de amigos e familiares?

    b) E hoje, como é acompanhar as viagens dos amigos e familiares via redes sociais?

    c) Pense sobre as intenções e funções: do cartão postal e do compartilhamento de imagens de viagens nas redes sociais.

    d) Você já ouviu a expressão “Esse lugar é um cartão postal do Brasil”? O que isso significa?

    e) Na sua opinião, o que expressa melhor sua visão sobre um lugar: uma fotografia que você faça com sua câmera ou uma fotografia de um cartão postal? Por quê?
  • Proponha um debate e trabalhe essas questões com os alunos.





2ª etapa:

  • Nesse momento, você vai propor que os alunos criem cartões postais de diferentes estados brasileiros. Porém, esse cartão postal será um pouco diferente, pois terá informações sobre aquele estado em seu verso. Sorteie os estados entre os alunos. Se for o caso, mais de um aluno pode ficar com o mesmo estado;

  • Para a elaboração dos postais os alunos deverão usar as informações e imagens do site Cidades@. Você ou os alunos devem imprimir a imagem escolhida, colar em papel-cartão e, no verso, registrar informações básicas sobre o estado, como: capital, população estimada, número de municípios, área e densidade demográfica. Os alunos também podem criar as imagens dos cartões de outras maneiras: fazendo fotografias do estado onde vivem, montando colagens, elaborando desenhos, e etc; e

  • Organize a troca de postais entre os alunos, eles podem trocar livremente entre si ou você pode propor um amigo secreto de postais. Não esqueça de pedir que os alunos registrem, no verso do cartão, o remetente e destinatário.

complementando:

Crie formas de compartilhamento das informações dos cartões: uma exposição, um círculo de conversa ou um jogo de perguntas e respostas.