Os alunos e o cigarro
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada |
(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos alunos e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e texto. |
Objetivos
- Leitura de tabelas;
- Trabalhar conceitos em Estatística;
- Informar sobre o uso dos tabacos; e
- Trabalhar a autonomia do aluno.
Conteúdos
- Consequência do tabaco na saúde humana;
- Valor absoluto;
- Valor relativo; e
- Construção de Gráficos.
Recursos
- Tabela extraída da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015 (PeNSE)
1ª etapa:
-
Converse com os alunos sobre o uso do tabaco e seus derivados, em especial, o uso do cigarro.
-
A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015 (PeNSE) abordou também o uso do cigarro. Apresente a Pesquisa alguns aspectos da pesquisa aos seus alunos através da matéria especial do IBGEeduca Jovens.
Sugestões:
a) A disciplina de Ciências pode expor sobre o fumo e seus prejuízos para a saúde: ação e prevenção; e
b) A disciplina de Geografia pode falar sobre onde o fumo é produzido, seu comércio. -
Algumas tabelas da PeNSE sobre o uso do cigarro pelos adolescente:
a) Tabelas 1.12: sobre o uso de cigarro pelos adolescentes do 9o ano
b) Tabelas 2.04: sobre o uso de cigarro pelos adolescentes de 13 a 17 anos
2ª etapa:
-
Escreva no quadro negro as perguntas abaixo para que cada aluno possa responder, no próprio quadro:
a) Você fuma cigarro diariamente?
b) Caso você não fume, você frequenta o mesmo ambiente onde pessoas estejam fumando?
c) Você tem conhecimento de campanhas contra o fumo?
3ª etapa:
-
Divida os alunos em grupos de 4;
-
As respostas para as perguntas serão “Sim” ou “Não”. Peça, a cada grupo, que escolha uma pergunta e crie um gráfico de pizza. O gráfico deverá ser construído em uma cartolina;
-
Solicite que cada grupo, por vez, exponha o gráfico no quadro e comente sobre o tema de cada pergunta de acordo com os tópicos da 1ª Etapa.