Os Alunos e o Cigarro

objetivos

  • Leitura de tabelas;
  • Trabalhar conceitos em Estatística;
  • Informar sobre o uso dos tabacos; e
  • Trabalhar a autonomia do aluno.

conteúdos

  • Consequência do tabaco na saúde humana;
  • Valor absoluto;
  • Valor relativo; e
  • Construção de Gráficos.

1ª etapa:

  • Converse com os alunos sobre o uso do tabaco e seus derivados, em especial, o uso do cigarro. 

  • A Pesquina Nacional de Saúde do Escolar 2015 (PeNSE) abordou também o uso do cigarro. Apresente a Pesquisa alguns aspectos da pesquisa aos seus alunos através da matéria especial do IBGEeduca Jovens.

    Sugestões:

    a) A disciplina de Ciências pode expor sobre o fumo e seus prejuízos para a saúde: ação e prevenção; e

    b) A disciplina de Geografia pode falar sobre onde o fumo é produzido, seu comércio.

  • Clique aqui para conhecer algumas tabelas da PeNSE sobre o uso do cigarro pelos adolescentes. Busque com a sua turma os seguintes grupos de tabelas:

    a) Tabelas 1.12: sobre o uso de cigarro pelos adolescentes do 9o ano,

    b) Tabelas 2.04: sobre o uso de cigarro pelos adolescentes de 13 a 17 anos.

2ª etapa:

    • Escreva no quadro negro as perguntas abaixo para que cada aluno possa responder, no próprio quadro:

      a) Você fuma cigarro diariamente?

      b) Caso você não fume, você frequenta o mesmo ambiente onde pessoas estejam fumando?

      c) Você tem conhecimento de campanhas contra o fumo?

3ª etapa:

      • Divida os alunos em grupos de 4;

      • As respostas para as perguntas serão “Sim” ou “Não”. Peça, a cada grupo, que escolha uma pergunta e crie um gráfico de pizza. O gráfico deverá ser construído em uma cartolina;

      • Solicite que cada grupo, por vez, exponha o gráfico no quadro e comente sobre o tema de cada pergunta de acordo com os tópicos da 1ª Etapa.