Violência contra adolescentes

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada

(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada.                         

A violência física contra adolescentes em suas famílias é um mal, muitas vezes, silencioso. Os agredidos podem não conhecer ou não ter coragem de buscar os mecanismos para resolver o problema. Essa atividade procura sensibilizar os adolescentes sobre o número de estudantes que sofrem violência física por parte de seus familiares, bem como orientar os alunos sobre formas de ação para reverter esse quadro.

Objetivos

  • Ler e analisar tabela sobre violência contra adolescentes;
  • Coletar dados em tabela e registrá-los seguindo um roteiro de estudo;
  • Participar de debate expondo suas opiniões e conhecimentos adquiridos sobre o tema;
  • Conhecer documentos que tratam da proteção legal a adolescentes; e
  • Iniciar a compreensão sobre os direitos dos adolescentes.

Conteúdos

  • Violência contra adolescentes;
  • Leitura de tabela;
  • Análise, interpretação e comparação de dados; e
  • Legislação de proteção ao adolescente.

Recursos

1ª etapa:

2ª etapa:

  • Promova um debate sobre os dados pesquisados nas tabelas, as capitais com maior índice de agressão, as cidades onde há mais meninos e meninas que sofrem agressão. Converse com os alunos sobre o que é violência e os danos, físicos e sociais, sofridos pelas vítimas. Destaque os diversos tipos de violência: verbal, simbólica e física.

  • Enriqueça o debate com materiais como: a Declaração Universal de Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Destaque a ideia do direito que todo ser humano possui de ter sua integridade física, social e psicológica respeitada.

  • Para conhecer mais informações sobre a PeNSE, seus alunos podem utilizar a matéria especial do IBGEeduca Jovens sobre a PeNSE.

Complementando

A partir dos dados recolhidos das tabelas e dos debates em aula, organize com os alunos uma campanha escolar de oposição à violência física contra adolescentes. Desenvolva ações de criação de cartazes, apresentações em Power Point e vídeos que exibam os dados das tabelas estudadas, as formas de violência, os danos causados pela agressão e os direitos dos adolescentes que os protegem de agressões.