Pesquisando a prática de esportes e atividades físicas no Brasil
Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada |
(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. |
Objetivos
- Realizar a leitura de infográficos;
- Analisar dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios- Práticas de Esporte e Atividade Física;
- Participar de debate com a turma expondo suas conclusões sobre os dados estudados; e
- Realizar, em grupo, uma pesquisa sobre a prática de esporte e atividade física com os alunos da escola.
Conteúdos
- Leitura de infográficos
- Análise de dados
- Pesquisa
- Prática de esportes e atividades físicas no Brasil
Recursos
- Infográficos- disponível nesse link
1ª etapa:
- Professor (a), converse com sua turma sobre a prática de esportes e atividades físicas. Apresente para os alunos os infográficos, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios- Práticas de Esportes e Atividades Físicas. O link está nos recursos.
- Discuta com os alunos sobre os temas destacados nos infográficos: percentuais de homens e mulheres praticantes de esportes ou atividades físicas, quantidade de praticantes por grupos de idade e por Grandes Regiões, percentuais por nível de instrução e rendimento domiciliar mensal per capita. principais esportes praticados e opiniões sobre os investimentos do poder público na prática de atividades físicas e esportes.
2ª etapa:
- Tendo como base o roteiro de perguntas abaixo, peça que seus alunos façam a leitura dos infográficos:
a) O maior percentual de praticantes de esportes ou atividades físicas está entre os homens ou as mulheres?
b) Qual é o grupo de idade com o maior percentual de praticantes? E qual é o menor?
c) Como você analisa a relação entre nível de instrução e prática de esportes ou atividades físicas? Comente.
d) Agora analise a relação entre renda domiciliar per capita e a prática de esportes ou atividades físicas.
e) Analise o gráfico sobre a opinião das pessoas sobre os investimentos do poder público em esporte.
f) Quais são os principais esportes praticados no País, de acordo com a pesquisa? - Quando os alunos terminarem de responder ao roteiro de perguntas, forme um círculo e conduza um debate sobre as respostas e análises produzidas pelos alunos. Peça que eles tentem explicar, e criem hipóteses, para os seguintes temas (você pode acrescentar outros):
a) O fato de haver mais praticantes homens que mulheres;
b) Quanto maior é a escolaridade, maior é o percentual de praticantes, e vice-versa;
c) Quanto maior é o rendimento salarial, maior é o percentual de praticantes, e vice-versa;
d) O fato do percentual de praticantes ir caindo de acordo com o envelhecimento das pessoas;
e) O alto percentual de pessoas que pensam que o poder público deve investir mais na prática de esportes e atividade física.; e
f) O fato dos esportes mais praticados serem o futebol, a caminhada e o fitness.
Complementando
Você pode reproduzir essa pesquisa com sua turma ou com demais turmas da escola. Divida os alunos em grupos, monte os questionários baseados nos temas abordados pela pesquisa e seus alunos terão a chance de verificar como é a realidade da prática de esportes e atividades físicas entre seus colegas. A pesquisa completa você encontra nesse link: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100364.pdf