Pesquisando a prática de esportes e atividades físicas no Brasil

Habilidade da BNCC que pode ser trabalhada

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

                            

 

Objetivos

  • Realizar a leitura de infográficos;
  • Analisar dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios- Práticas de Esporte e Atividade Física;
  • Participar de debate com a turma expondo suas conclusões sobre os dados estudados; e
  • Realizar, em grupo, uma pesquisa sobre a prática de esporte e atividade física com os alunos da escola.

Conteúdos

  • Leitura de infográficos
  • Análise de dados
  • Pesquisa
  • Prática de esportes e atividades físicas no Brasil

Recursos

1ª etapa:

  • Professor (a), converse com sua turma sobre a prática de esportes e atividades físicas. Apresente para os alunos os infográficos, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios- Práticas de Esportes e Atividades Físicas. O link está nos recursos.
  • Discuta com os alunos sobre os temas destacados nos infográficos: percentuais de homens e mulheres praticantes de esportes ou atividades físicas, quantidade de praticantes por grupos de idade e por Grandes Regiões, percentuais por nível de instrução e rendimento domiciliar mensal per capita. principais esportes praticados e opiniões sobre os investimentos do poder público na prática de atividades físicas e esportes.

2ª etapa:

  • Tendo como base o roteiro de perguntas abaixo, peça que seus alunos façam a leitura dos infográficos:
    a) O maior percentual de praticantes de esportes ou atividades físicas está entre os homens ou as mulheres?
    b) Qual é o grupo de idade com o maior percentual de praticantes? E qual é o menor?
    c) Como você analisa a relação entre nível de instrução e prática de esportes ou atividades físicas? Comente.
    d) Agora analise a relação entre renda domiciliar per capita e a prática de esportes ou atividades físicas.
    e) Analise o gráfico sobre a opinião das pessoas sobre os investimentos do poder público em esporte.
    f) Quais são os principais esportes praticados no País, de acordo com a pesquisa?

  • Quando os alunos terminarem de responder ao roteiro de perguntas, forme um círculo e conduza um debate sobre as respostas e análises produzidas pelos alunos. Peça que eles tentem explicar, e criem hipóteses, para os seguintes temas (você pode acrescentar outros):
    a) O fato de haver mais praticantes homens que mulheres;
    b) Quanto maior é a escolaridade, maior é o percentual de praticantes, e vice-versa;
    c) Quanto maior é o rendimento salarial, maior é o percentual de praticantes, e vice-versa;
    d) O fato do percentual de praticantes ir caindo de acordo com o envelhecimento das pessoas;
    e) O alto percentual de pessoas que pensam que o poder público deve investir mais na prática de esportes e atividade física.; e
    f) O fato dos esportes mais praticados serem o futebol, a caminhada e o fitness.

Complementando

Você pode reproduzir essa pesquisa com sua turma ou com demais turmas da escola. Divida os alunos em grupos, monte os questionários baseados nos temas abordados pela pesquisa e seus alunos terão a chance de verificar como é a realidade da prática de esportes e atividades físicas entre seus colegas. A pesquisa completa você encontra nesse link: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100364.pdf