A Estatística na tomada de decisão

objetivos

  • Reconhecer a importância do uso da Estatística na tomada de decisões;
  • utilizar recursos da Estatística para domonstrar informações da amostra; e
  • considerar critérios para construção da amostra.

conteúdos

  • Coleta de dados;
  • profissão Estatístico;
  • frequência estatística; e
  • criar tabelas com dados coletados.

1ª etapa:

2ª etapa:

  • Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa para aprovação, ou não, da cultura de hortaliças na escola;

  • Forme grupos de alunos com cinco componentes;

  • Solicite aos alunos do grupo que pesquisem, entre eles (cada aluno deverá responder um formulário):
    - Tipos de verduras (quantas quiserem);
    - Disponibilidade do aluno em trabalhar com adubos, terra, estrume (Sim/Não);
    - Melhor local da escola para o cultivo.

  • Determine que o grupo crie uma tabela (uma tabela por grupo) onde os títulos das colunas sejam:
    - “Verduras”: deverá ser dividida em duas com os subtítulos “Tipo” e “Frequência”;
    - “Disponibilidade em trabalhar”: deverá ser dividida em duas com os subtítulos “Sim” e “Não”; e
    - “Onde Cultivar”: deverá ser dividida em duas com os subtítulos “Local” e “Frequência”.

3ª etapa:

  • Converse com os alunos sobre a importância das verduras na composição do cardápio diário e o motivo de algumas crianças a rejeitarem;

  • Indague aos alunos sobre o local de cultivo em atender as características das plantas;

  • Discuta com os alunos a respeito da mão de obra necessária para a manutenção da horta na perspectiva da quantidade de alunos que respondeu “SIM”; e

  • Responda se a horta poderá ser implantada ou não.