Jornal Mural - Dados do Brasil

Professor, o jornal mural é uma forma de estimular os alunos à pesquisa e à produção textual. Nessa proposta, o foco deve ser nos dados relevantes sobre o Brasil coletados nos diversos canais que o IBGE possui via internet.

objetivos

  • Coletar e organizar dados relevantes sobre o Brasil; e
  • registrar os dados pesquisados em forma de jornal mural.

conteúdos

  • Coleta, organização, registro e divulgação de dados.

recursos

  • Acesso à Internet para pesquisar os dados no site do IBGE, uma folha fina de isopor, papel para encapar o isopor e fazer o mural, tachinhas e papel-ofício.





1ª etapa:

  • Para organizar melhor o trabalho, divida a turma em grupos, cada grupo deverá organizar o jornal mural a cada 15 dias. O grupo deverá recolher informações relevantes sobre o Brasil e sua população, registrar e organizar em folhas de papel que serão fixadas no mural. É importante estimular aos alunos a pensarem na formatação visual do jornal, tamanho da letra que permita a leitura e uso de imagens adequadas aos temas. Estimule os alunos a usarem gráficos e tabelas para enriquecer o jornal. Você pode trazer alguns jornais para a sala de aula para que os alunos observem sua formatação.

    Dessa forma, a cada quinzena, a turma terá acesso a um novo jornal e a novas informações. O mural deverá ficar exposto na sala de aula.

  • Algumas sugestões de sites do IBGE com temas relevantes para serem pesquisados pelos alunos:
    - Notícias com e resultados recentes de pesquisas: Agência IBGE de Notícias
    - Dados sobre as cidades e os estados brasileiros: cidades@
    - Dados sobre a população brasileira: Censo 2010
    - Dados sobre o Brasil e a população em forma de gráficos e tabelas: Brasil em síntese

complementando:

Você pode usar as informações do jornal como fontes de pesquisa para outras atividades. Por exemplo, se em determinada quinzena houver, no jornal, dados sobre as Estatísticas de Gênero no Brasil, você pode propor um trabalho de pesquisa sobre esse tema, sugerindo que os alunos usem o jornal como fonte de pesquisa.