Percepção da imagem corporal
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito. (EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. |
Professor, a PeNSE, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, foi um importante estudo realizado em 2015. Essa pesquisa trata de diversos temas ligados à saúde dos adolescentes brasileiros. Um desses assuntos é a percepção da imagem corporal. Através desses resultados, podem-se abordar assuntos como o uso de medicamentos para controle do peso e o desenvolvimento de transtornos alimentares entre os adolescentes.
Objetivos
- Interpretar tabelas sobre a percepção da imagem corporal dos adolescentes;
- Participar de debate sobre a temática dos dados observados nas tabelas; e
- Trabalhar para a construção de um olhar crítico sobre os estereótipos de beleza veiculados na sociedade.
Conteúdos
- Leitura e interpretação de tabelas;
- Características da população adolescente do Brasil;
- Saúde na adolescência; e
- Percepção da imagem corporal.
Recursos
- Resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2019 (PeNSE).
1ª etapa:
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Inicie essa atividade conversando com seus alunos sobre a ideia que possuem do que seja um homem e uma mulher bonitos. Como é seu corpo, sua altura, cabelos, pele, etc. Continue conversando sobre os estereótipos de beleza veiculados em nossa sociedade. Estimule os alunos a procurarem exemplos nas revistas.
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Prossiga a conversa destacando que tipos de procedimentos são realizados na busca pela beleza: atividade física, dietas, cirurgias plásticas, uso de anabolizantes e moderadores de apetite, tratamentos estéticos, e etc. Questione sobre a relação entre esses procedimentos e a manutenção de uma boa saúde. Destaque a diferença entre um corpo bonito e saudável e um corpo bonito submetido a uma infinidade de práticas arriscadas: como o uso indiscriminado de esteróides, redutores de apetite e dietas alimentares altamente restritivas.
2ª etapa:
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Nesse momento os alunos irão analisar e interpretar tabelas da PeNSE (agrupadas no tema 11) sobre os temas abaixo.
a) Sentimento em relação ao próprio corpo
b) Uso de laxantes ou indução do vômito para perder peso; e
c) Uso de fórmulas ou medicamentos para ganhar peso ou massa muscular -
Proponha algumas questões para direcionar a interpretação das tabelas:
a) Qual é a principal atitude dos adolescentes com relação ao corpo?
b) Com relação ao uso de produtos para ganho de massa muscular e perda de peso, há uma grande diferença entre os percentuais do sexo masculino e feminino?
c) Quais são as três capitais com maiores e as três com menores índices de uso de procedimentos para perder peso?
d) Quais são as três capitais com maiores e as três com menores índices de uso de procedimentos para ganhar peso? -
Promova um debate com a turma sobre os temas e percentuais analisados nas tabelas.
Complementando
Proponha uma pesquisa sobre os malefícios causados pelo uso indiscriminado de produtos para controle do peso e sobre os benefícios de adotar práticas saudáveis de cuidado com o corpo.
Para conhecer mais sobre a PeNSE clique nos links abaixo: