Percepção da imagem corporal

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.                                   

 

Professor, a PeNSE, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, foi um importante estudo realizado em 2015. Essa pesquisa trata de diversos temas ligados à saúde dos adolescentes brasileiros. Um desses assuntos é a percepção da imagem corporal. Através desses resultados, podem-se abordar assuntos como o uso de medicamentos para controle do peso e o desenvolvimento de transtornos alimentares entre os adolescentes.

Objetivos

  • Interpretar tabelas sobre a percepção da imagem corporal dos adolescentes;
  • Participar de debate sobre a temática dos dados observados nas tabelas; e
  • Trabalhar para a construção de um olhar crítico sobre os estereótipos de beleza veiculados na sociedade.

Conteúdos

  • Leitura e interpretação de tabelas;
  • Características da população adolescente do Brasil;
  • Saúde na adolescência; e
  • Percepção da imagem corporal.

Recursos

1ª etapa:

  • Inicie essa atividade conversando com seus alunos sobre a ideia que possuem do que seja um homem e uma mulher bonitos. Como é seu corpo, sua altura, cabelos, pele, etc. Continue conversando sobre os estereótipos de beleza veiculados em nossa sociedade. Estimule os alunos a procurarem exemplos nas revistas.

  • Prossiga a conversa destacando que tipos de procedimentos são realizados na busca pela beleza: atividade física, dietas, cirurgias plásticas, uso de anabolizantes e moderadores de apetite, tratamentos estéticos, e etc. Questione sobre a relação entre esses procedimentos e a manutenção de uma boa saúde. Destaque a diferença entre um corpo bonito e saudável e um corpo bonito submetido a uma infinidade de práticas arriscadas: como o uso indiscriminado de esteróides, redutores de apetite e dietas alimentares altamente restritivas.

2ª etapa:

  • Nesse momento os alunos irão analisar e interpretar tabelas da PeNSE (agrupadas no tema 11) sobre os temas abaixo.

    a) Sentimento em relação ao próprio corpo 

    b) Uso de laxantes ou indução do vômito para perder peso; e

    c) Uso de fórmulas ou medicamentos para ganhar peso ou massa muscular 

  • Proponha algumas questões para direcionar a interpretação das tabelas:
    a) Qual é a principal atitude dos adolescentes com relação ao corpo?
    b) Com relação ao uso de produtos para ganho de massa muscular e perda de peso, há uma grande diferença entre os percentuais do sexo masculino e feminino?
    c) Quais são as três capitais com maiores e as três com menores índices de uso de procedimentos para perder peso?
    d) Quais são as três capitais com maiores e as três com menores índices de uso de procedimentos para ganhar peso?

  • Promova um debate com a turma sobre os temas e percentuais analisados nas tabelas.

Complementando

Proponha uma pesquisa sobre os malefícios causados pelo uso indiscriminado de produtos para controle do peso e sobre os benefícios de adotar práticas saudáveis de cuidado com o corpo.

Para conhecer mais sobre a PeNSE clique nos links abaixo:

Especial do IBGEeduca Jovens

Vídeo do IBGEexplica