A população e a produção do lixo
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas. (EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. |
O destino da crescente quantidade de lixo é um problema a ser pensado pela administração pública e a sociedade como um todo. Nesse sentido, a coleta seletiva de lixo é uma ação importante já que é o primeiro passo para a reciclagem do lixo não-orgânico. Com a atividade abaixo, a turma pode ter contato com esse tema, além de trabalhar outros conteúdos.
Objetivos
- Realizar a leitura de gráficos contextualizados com as pesquisas do IBGE sobre população e resíduos sólidos;
- estabelecer leituras cruzadas de diferentes dados, ou seja, analisar uma gama variada de informações que permitam compreender de uma forma mais ampla a relação entre diversos aspectos populacionais e a produção de lixo e
- produzir cartaz explicativo para divulgação dos temas trabalhados.
Conteúdos
- Leitura de gráficos
- Pesquisa e divulgação de informações
- Desenvolvimento sustentável
- Análise de dados
- Produção de lixo
Recursos
- Atlas do Saneamento - Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário
- Papel pardo ou cartolina, hidrocor/pilot, tesoura, cola, régua e computador ou papel para impressão para disponibilização dos gráficos.
1ª etapa:
-
Professor(a), indague os alunos sobre a quantidade de lixo que é produzido em suas casas, no comércio local, em seu município e nas cidades próximas. Peça que eles relacionem quais materiais podem ser reaproveitados, em casa e pelas fábricas.
-
Verifique, ainda, se os alunos têm conhecimento sobre coleta seletiva do lixo e sua importância para a sociedade.
-
Converse com os alunos a respeito da importância da educação na busca do desenvolvimento sustentável.
2ª etapa:
-
Divida a turma em grupos e disponibilize os seguintes gráficos e tabelas para cada grupo (uma por grupo). Proponha que cada grupo analise o gráfico e elabore uma pequena explicação para posterior debate com toda a turma. Peça também para que os alunos analisem o seu gráfico e procurem avaliar em que medida essas informações podem se relacionar ou não com a produção de lixo e a coleta seletiva.
- População total do Brasil
(http://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/populacao-total-1980-2010) - Esperança de vida do brasileiro ao nascer
(http://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/esperancas-de-vida-ao-nascer) - Crescimento da oferta de serviços
(http://brasilemsintese.ibge.gov.br/servicos/numero-de-empresas-por-segmento-de-servico) - Venda no mercado a varejo
(http://brasilemsintese.ibge.gov.br/comercio/receita-operacional-liquida-por-segmento-do-comercio) - Aumento da coleta do lixo
(http://brasilemsintese.ibge.gov.br/habitacao/caracteristicas-dos-domicilios) - A maioria da população reside em casas
(ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Resultados_do_Universo/tabelas_pdf/tab6.pdf) - Aumento dos anos de estudo
(http://brasilemsintese.ibge.gov.br/educacao/anos-de-estudo) - Diminuição do analfabetismo
(http://brasilemsintese.ibge.gov.br/educacao/taxa-de-analfabetismo-das-pessoas-de-15-anos-ou-mais)
- População total do Brasil
3ª etapa:
-
Organize a turma em círculo e peça para cada grupo expor suas conclusões, faça a mediação dos comentários. Depois promova um debate com os seguintes questionamentos:
1- O crescimento da produção de lixo pode estar ligado ao aumento da população e sua expectativa de vida?
2- Qual a importância da coleta seletiva em uma sociedade que produz cada vez mais lixo?
4ª etapa:
-
Os alunos deverão criar um cartaz com o título: “A População e a Produção do Lixo”, imprimir os gráficos trabalhados e colá-los no papel pardo.
Complementando
Sugerimos ao(a) professor(a) de Matemática utilizar esse conteúdo para ensinar aos alunos a leitura das informações em gráficos, bem como tipos de gráficos existentes (em barra, em linha, em coluna, em setores).