A população e a produção do lixo

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.                               

 

O destino da crescente quantidade de lixo é um problema a ser pensado pela administração pública e a sociedade como um todo. Nesse sentido, a coleta seletiva de lixo é uma ação importante já que é o primeiro passo para a reciclagem do lixo não-orgânico. Com a atividade abaixo, a turma pode ter contato com esse tema, além de trabalhar outros conteúdos.

Objetivos

  • Realizar a leitura de gráficos contextualizados com as pesquisas do IBGE sobre população e resíduos sólidos;
  • estabelecer leituras cruzadas de diferentes dados, ou seja, analisar uma gama variada de informações que permitam compreender de uma forma mais ampla a relação entre diversos aspectos populacionais e a produção de lixo e
  • produzir cartaz explicativo para divulgação dos temas trabalhados.

Conteúdos

  • Leitura de gráficos
  • Pesquisa e divulgação de informações
  • Desenvolvimento sustentável
  • Análise de dados
  • Produção de lixo

Recursos

1ª etapa:

  • Professor(a), indague os alunos sobre a quantidade de lixo que é produzido em suas casas, no comércio local, em seu município e nas cidades próximas. Peça que eles relacionem quais materiais podem ser reaproveitados, em casa e pelas fábricas.

  • Verifique, ainda, se os alunos têm conhecimento sobre coleta seletiva do lixo e sua importância para a sociedade.

  • Converse com os alunos a respeito da importância da educação na busca do desenvolvimento sustentável.

2ª etapa:

3ª etapa:

  • Organize a turma em círculo e peça para cada grupo expor suas conclusões, faça a mediação dos comentários. Depois promova um debate com os seguintes questionamentos:

    1- O crescimento da produção de lixo pode estar ligado ao aumento da população e sua expectativa de vida?

    2- Qual a importância da coleta seletiva em uma sociedade que produz cada vez mais lixo?

4ª etapa:

  • Os alunos deverão criar um cartaz com o título: “A População e a Produção do Lixo”, imprimir os gráficos trabalhados e colá-los no papel pardo.

 

Complementando

Sugerimos ao(a) professor(a) de Matemática utilizar esse conteúdo para ensinar aos alunos a leitura das informações em gráficos, bem como tipos de gráficos existentes (em barra, em linha, em coluna, em setores).

Por enquanto não recebemos nenhum trabalho desta atividade.