Analisando informações sobre os indígenas do Brasil

Objetivos

  • Analisar informações sobre a população indígena brasileira;
  • responder a um roteiro de questões sobre os indígenas; e
  • realizar pesquisa em grupo sobre etnias indígenas brasileiras.

Conteúdos

  • População Indígena;
  • Análise de gráficos e informações;
  • Pesquisa; e
  • Etnias indígenas

Recursos


Folder “O Brasil indígena”, papel e caneta.

1a Etapa:

  • Converse com sua turma sobre os indígenas no Brasil, sua história e cultura. Pergunte aos alunos se conhecem algum indígena. Se houver algum indígena na turma peça que conte sobre sua vida, a história de sua família e ancestrais.
  • Peça que os alunos se reúnam em grupos e distribua uma cópia do folder para cada grupo. Converse com a turma sobre o Censo 2010 e a maneira como foram pesquisadas as informações. Discuta com os alunos os temas dos dados expostos no folder (número de indígenas, distribuição espacial, níveis educacionais etc).

2a Etapa:


Nesse momento você irá propor o seguinte roteiro de perguntas para os grupos de alunos:
a) Somente o crescimento populacional pode explicar o aumento do número de pessoas (comparando o Censo de 1991 e 2000) que se declararam indígenas? Explique.
b) A maior parte dos indígenas brasileiros mora na área rural ou urbana? Explique.
c) A maior parte da população indígena brasileira vive em Terras indígenas oficialmente reconhecidas ou fora dessas terras? Explique.
d) Fale um pouco sobre os indígenas com relação à língua falada (Indígena e Portuguesa).
e) O número de indígenas não-alfabetizados é maior entre os indígenas que vivem em Terras indígenas do que entre os que vivem fora dessas terras. Pesquise fatores que possam explicar essa informação.
f) Comente sobre os dados referentes ao saneamento básico (abastecimento de água e coleta de lixo) nas Terras Indígenas.

Complementando

Peça que os grupos de alunos realizem uma pesquisa mais aprofundada sobre as etnias indígenas. Você pode propor que cada grupo pesquise sobre uma etnia: informações sociais, aspectos culturais, disposição geográfica e demais informações.