Gráfico das alturas dos alunos
Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais. (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. |
Objetivos:
- Realizar, juntamente com a professora, a medição e marcação de sua altura;
- construir, coletivamente, um gráfico com informações sobre a altura de cada aluno; e
- comparar as diferentes alturas medidas entre os alunos.
Conteúdos:
- Coleta, registro e comparação de informações; e
- Elaboração de gráfico
Materiais:
Folhas de papel pardo, fotos (ou cartões com os nomes dos alunos), fita métrica, régua e caneta hidrocor.
1ª etapa:
- Professor (a), converse com os alunos sobre como medir a altura de uma pessoa, pergunte se eles sabem quanto medem. Explique, em linhas gerais, as medidas de comprimento, especificamente o centímetro e o metro. Leve instrumentos de medida para a sala, como: régua, trena, fita métrica.
- Explique que você vai medir a altura de todos os alunos da turma e vai representar essas medidas através de um gráfico.
2ª etapa:
- Monte a base do gráfico da seguinte maneira: cole folhas de papel pardo até que a base fique do tamanho adequado para medir a altura dos alunos.
- Meça a altura de cada aluno e marque no gráfico, identifique cada medição com a foto ou o nome do aluno. Faça uma linha reta para acompanhar a registrar a marcação de cada altura. Não esqueça de criar o título do gráfico.
- Observe, juntamente com os alunos, as informações contidas no gráfico: qual é o aluno mais alto, qual é o mais baixo, se existem alturas iguais ou muito semelhantes, quem é a menina mais alta, quem é a menina mais baixa, se existe alguma altura que se repete a ponto de ser uma média de altura dos alunos. Você pode estimular os alunos a extrair diversas informações do gráfico.