Gráfico das alturas dos alunos

Habilidades das BNCC que podem ser trabalhadas

(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.                   

Objetivos:

  • Realizar, juntamente com a professora, a medição e marcação de sua altura;
  • construir, coletivamente, um gráfico com informações sobre a altura de cada aluno; e
  • comparar as diferentes alturas medidas entre os alunos.

Conteúdos:

  • Coleta, registro e comparação de informações; e
  • Elaboração de gráfico

Materiais:

Folhas de papel pardo, fotos (ou cartões com os nomes dos alunos), fita métrica, régua e caneta hidrocor.

1ª etapa:

  1. Professor (a), converse com os alunos sobre como medir a altura de uma pessoa, pergunte se eles sabem quanto medem. Explique, em linhas gerais, as medidas de comprimento, especificamente o centímetro e o metro. Leve instrumentos de medida para a sala, como: régua, trena, fita métrica.
  2. Explique que você vai medir a altura de todos os alunos da turma e vai representar essas medidas através de um gráfico.

2ª etapa:

  1. Monte a base do gráfico da seguinte maneira: cole folhas de papel pardo até que a base fique do tamanho adequado para medir a altura dos alunos.
  2. Meça a altura de cada aluno e marque no gráfico, identifique cada medição com a foto ou o nome do aluno. Faça uma linha reta para acompanhar a registrar a marcação de cada altura. Não esqueça de criar o título do gráfico.
  3. Observe, juntamente com os alunos, as informações contidas no gráfico: qual é o aluno mais alto, qual é o mais baixo, se existem alturas iguais ou muito semelhantes, quem é a menina mais alta, quem é a menina mais baixa, se existe alguma altura que se repete a ponto de ser uma média de altura dos alunos. Você pode estimular os alunos a extrair diversas informações do gráfico.