As regiões e países do continente africano

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças;                                 

Objetivos:

* Identificar as cinco grandes regiões do continente africano;

* Pesquisar, em grupo, sobre os países que compõem cada uma das regiões desse continente; e

* Agrupar, em mapa mudo, os países africanos em suas regiões.


Conteúdos:

* Regiões do continente africano; e

* Países africanos.


Recursos:

Atlas Geográfico Escolar - 9ª edição, do IBGE. Disponível em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/; e

Mapa mudo do continente africano. Disponível em: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_mudos/mapas_do_mundo/africa.pdf


1ª etapa:

1- Professor (a), converse com sua turma sobre o continente africano. Destaque sua importância na formação de nossa população, história e cultura. Fale sobre o tema da África como berço da humanidade e da civilização; e
2- Apresente aos seus alunos o mapa político da África. Fale sobre a divisão regional da África: África Setentrional ou do Norte, África Ocidental, África Central, África Oriental e África Meridional ou Austral.

2ª etapa:

1- Peça que os alunos, divididos em grupos, identifiquem os países que compõem cada uma das regiões africanas; e
2- Distribua um mapa mudo da África para cada grupo e peça que cada um deles identifique os países de uma das regiões africanas no mapa.

 Complementando:

Vocês podem aprofundar a pesquisa pedindo que os alunos coletem outras informações sobre os países pesquisados, como, por exemplo: dados sobre economia, população, indicadores sociais e meio ambiente.