As regiões e países do continente africano
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas. (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças; |
Objetivos:
* Identificar as cinco grandes regiões do continente africano;
* Pesquisar, em grupo, sobre os países que compõem cada uma das regiões desse continente; e
* Agrupar, em mapa mudo, os países africanos em suas regiões.
Conteúdos:
* Regiões do continente africano; e
* Países africanos.
Recursos:
Atlas Geográfico Escolar - 9ª edição, do IBGE. Disponível em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/; e
Mapa mudo do continente africano. Disponível em: http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_mudos/mapas_do_mundo/africa.pdf
1ª etapa:
1- Professor (a), converse com sua turma sobre o continente africano. Destaque sua importância na formação de nossa população, história e cultura. Fale sobre o tema da África como berço da humanidade e da civilização; e
2- Apresente aos seus alunos o mapa político da África. Fale sobre a divisão regional da África: África Setentrional ou do Norte, África Ocidental, África Central, África Oriental e África Meridional ou Austral.
2ª etapa:
1- Peça que os alunos, divididos em grupos, identifiquem os países que compõem cada uma das regiões africanas; e
2- Distribua um mapa mudo da África para cada grupo e peça que cada um deles identifique os países de uma das regiões africanas no mapa.
Complementando:
Vocês podem aprofundar a pesquisa pedindo que os alunos coletem outras informações sobre os países pesquisados, como, por exemplo: dados sobre economia, população, indicadores sociais e meio ambiente.