Brincadeiras e jogos africanos
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. (EI02CG01)Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. (EI03CG02)Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. (EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. |
Objetivos:
* Aprender sobre brincadeiras e jogos africanos; e
* Identificar o continente africano como originário de parte do povo brasileiro.
Conteúdos:
* Brincadeiras e jogos africanos;
*Países da África;
* Bandeiras; e
* Elaboração de tabelas.
Materiais:
Mapa-múndi em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf
Tabela em formato de cartaz, bandeirinhas dos países dos quais se originam as brincadeiras.
1ª etapa:
Professor (a), comece a aula falando sobre o continente africano. Apresente o mapa-múndi para seus alunos. Fale sobre a importância do continente e dos países africanos para a composição de nossa população e nossa cultura. Fale para a turma que vocês irão conhecer, e jogar, algumas brincadeiras de origem africana.
2ª etapa:
Nesse momento é hora de organizar as brincadeiras. Sugerimos algumas brincadeiras baseadas no E-Book “Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural” da autora Débora Alfaia da Cunha. Antes de começar cada brincadeira diga de qual país ela se origina, localize o país no mapa da África junto com as crianças.
1 - Terra – Mar
Adaptação de uma brincadeira popular de Moçambique.
É uma brincadeira simples, mas muito atrativa para as crianças de todas as idades. Uma longa reta é riscada no chão. Um lado é a “Terra” e o outro “Mar”. No início todas as crianças podem ficar no lado da terra.
Ao ouvirem: mar! Todos pulam para o lado do mar.
Ao ouvirem: terra! Pulam para o lado da terra.
Quem pular para o lado errado ou fizer menção de pular quando não deve pular, sai. O último a permanecer no jogo vence.
2- O silêncio é de ouro
Adaptação de um jogo do Egito.
Organize os alunos em círculo.
Escolha um aluno para ser o faraó.
O faraó anda no circulo e faz um gesto engraçado ou toca bem de leve alguma das crianças sentadas. Se esta não fizer nenhum barulho ele deve passar para a próxima criança à esquerda desta, e prosseguir com o mesmo gesto ou toque até passar por todas as crianças da roda.
Se alguma criança fizer algum barulho enquanto o faraó estiver fazendo os gestos, esta assumirá o lugar do Faraó.
3- Fogo na montanha
Adaptação de uma brincadeira da Tanzânia.
Escolha um líder. Os jogadores decidem uma “palavra-chave”, como “barco”, por exemplo. Todos os jogadores ficam de costas. Há três regras. Quando o líder gritar:
* “Fogo na montanha!” todos os jogadores pulam e respondem “Fogo!”, mas permanecem de costas.
* “Fogo no rio!” os jogadores respondem “Fogo”, mas não pulam. O líder indica outros lugares para o fogo e sempre os jogadores respondem “fogo” sem pular.
* “Fogo no barco azul” ou qualquer outra que contenha a palavra-chave, todos os jogadores pulam e viram para frente gritando “fogo”. Quem errar os movimentos sai do jogo.
4- Meu querido bebê
Adaptação de uma brincadeira infantil da Nigéria, que permite debates em torno do corpo e da corporeidade afro-brasileira.
Um jogador é escolhido e sai. Os outros escolhem outro jogador para ser o 'bebê'. O 'Bebê' deita no chão e os outros jogadores desenham o seu contorno. O 'Bebê' se junta aos outros jogadores. O jogador que saiu volta e tenta determinar quem é o "bebê", baseado no contorno desenhado. Se acertar pontua e continua em uma nova rodada. Caso contrário, outro assumirá o seu lugar. Ganha quem conseguir mais pontos.
5- Banyoka
Adaptação de uma brincadeira da Zâmbia e do Zaire, que imita o rastejar da Banyoka, ou seja, da “cobra”.
Defina uma pista, com linha de largada e de chegada. Divida os jogadores em dois ou três grupos. Os jogadores devem ficar em fila indiana, um atrás do outro, sentados no chão, formando uma “cobra”. As pernas devem estar afastadas e os braços colocados ao redor da cintura do aluno à frente ou sobre o ombro deste. Cada grupo ou “cobra” deve se mover sentado e em conjunto, arrastando no chão sem se soltarem. Os grupos ficam na linha de largada, ao sinal do professor, estes se movem conforme as regras até a linha de chegada. Vence quem chegar primeiro.
3ª etapa:
Ao final das brincadeiras, vá completando a tabela junto com a turma. A tabela deve conter o nome de cada país abordado nas brincadeiras, a bandeira, o nome da brincadeira e um símbolo para cada brincadeira. Você também pode criar uma tabela contabilizando as brincadeiras preferidas pelos alunos.