Ponto de encontro entre três cidades

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.                             

Objetivos

  • Uso de mapas;
  • Conceito de equidistância;
  • Mapa da Unidade Federativa.

Conteúdos

  • Mediana;
  • Baricentro;
  • Escalas;
  • Proporção;
  • Geometria Plana;
  • Ponto Médio.

Recursos

1a Etapa: 

  • Professor(a), os mapas que desejamos trabalhar são exibidos da página 155 até a página 180 da publicação. Imprima, em cores, de preferência, a página correspondente ao mapa de sua Unidade da Federação;
  • Sugerimos que o(a) Professor(a) divida a turma em duplas ou trios;
  • Destaque para os alunos os elementos do mapa, associando com as figuras da legenda, especialmente sobre a escala;
  • Discuta com os alunos a importância dos rios e estradas para integração das cidades.

2a Etapa: 

  • Peça para os alunos escolherem três cidades, e usando a régua, construa um triângulo. Identifique cada um dos lados como ‘a’, ‘b’ e ‘c’. Peça para classificarem os triângulos quanto aos ângulos;
  • Com o auxílio da régua, meça a distância entre cada uma das cidades.

3a Etapa (calculando as medianas): 

  • Para calcular a mediana relativa ao lado ‘a’, use a fórmula  ;

     

 

 

  • Para calcular a mediana relativa ao lado ‘b’, use a fórmula ;

     

 

 

  • Para calcular a mediana relativa ao lado ‘c’, use a fórmula ;

     

 

  • Converta os comprimentos das medianas em quilômetros, conforme a escala indicada no mapa.

 

Sugestões:

1) Professor (a), certamente os alunos irão questionar sobre a diferença entre o valor da distância encontrado na conversão da escala e a distância real entre as cidades. Se isto ocorrer, esclareça que a distância em linha reta entre duas cidades é diferente da distância percorrida através das estradas ou rios em função de curvas e outras características geográficas;

2) O(a) Professor(a) pode utilizar os valores convertidos para revisar Classes Numéricas, Composição e Decomposição;

3) Combine com o colega de Geografia para expor mais detalhes do mapa para a turma;

4) Destaque que o encontro das medianas chama-se baricentro.