Ponto de encontro entre três cidades
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. (EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude. |
Objetivos
- Uso de mapas;
- Conceito de equidistância;
- Mapa da Unidade Federativa.
Conteúdos
- Mediana;
- Baricentro;
- Escalas;
- Proporção;
- Geometria Plana;
- Ponto Médio.
Recursos
- Download gratuito da publicação “Atlas Geográfico Escolar – 9ª Edição”;
- Caderno;
- Lápis;
- Borracha;
- Régua de 20 cm ou 30 cm.
1a Etapa:
- Professor(a), os mapas que desejamos trabalhar são exibidos da página 155 até a página 180 da publicação. Imprima, em cores, de preferência, a página correspondente ao mapa de sua Unidade da Federação;
- Sugerimos que o(a) Professor(a) divida a turma em duplas ou trios;
- Destaque para os alunos os elementos do mapa, associando com as figuras da legenda, especialmente sobre a escala;
- Discuta com os alunos a importância dos rios e estradas para integração das cidades.
2a Etapa:
- Peça para os alunos escolherem três cidades, e usando a régua, construa um triângulo. Identifique cada um dos lados como ‘a’, ‘b’ e ‘c’. Peça para classificarem os triângulos quanto aos ângulos;
- Com o auxílio da régua, meça a distância entre cada uma das cidades.
3a Etapa (calculando as medianas):
-
Para calcular a mediana relativa ao lado ‘a’, use a fórmula ;
-
Para calcular a mediana relativa ao lado ‘b’, use a fórmula ;
-
Para calcular a mediana relativa ao lado ‘c’, use a fórmula ;
-
Converta os comprimentos das medianas em quilômetros, conforme a escala indicada no mapa.
Sugestões:
1) Professor (a), certamente os alunos irão questionar sobre a diferença entre o valor da distância encontrado na conversão da escala e a distância real entre as cidades. Se isto ocorrer, esclareça que a distância em linha reta entre duas cidades é diferente da distância percorrida através das estradas ou rios em função de curvas e outras características geográficas;
2) O(a) Professor(a) pode utilizar os valores convertidos para revisar Classes Numéricas, Composição e Decomposição;
3) Combine com o colega de Geografia para expor mais detalhes do mapa para a turma;
4) Destaque que o encontro das medianas chama-se baricentro.