Densidade populacional

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráficos.

(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.    

 

Objetivos:

  • Compreender o que é densidade populacional;
  • Conhecer a maneira como é calculada a densidade populacional; e
  • Analisar mapas, gráficos e fotos com o intuito de identificar áreas geográficas com maior e menor densidade.

Conteúdos:

  • Densidade Populacional;
  • Transformações das paisagens naturais;
  • Distribuição da população mundial;
  • Diversidade e dinâmica da população local e mundial;
  • Leitura e interpretação de mapas;
  • Leitura e interpretação de gráficos;
  • Leitura e interpretação de imagens;

Materiais:

Acesse o link: mapasinterativos.ibge.gov.br/densidade/ e vá em “Densidade do Brasil” para gerar o mapa.

1ª Etapa:

1- Através do Mapa interativo, disponível no link acima, fale sobre o conceito de densidade populacional. Aborde os temas da pressão sobre os recursos naturais, ocupação humana e aumento da população brasileira. Acompanhe, junto com a turma, as imagens da cidade de Palmas, no Tocantins. Esse é um bom exemplo para explicar o conceito de densidade populacional para a turma.

2- Na aba sobre o cálculo da densidade, você pode explicar para a turma como se dá esse cálculo. Explique a fórmula, destaque a importância da escolha da unidade territorial sobre a qual se estudará a densidade, e fale sobre a relação entre altas densidade populacionais e urbanização.

2ª Etapa:

1- Proponha uma pesquisa para os alunos. Eles devem usar como base o mapa interativo. O objetivo é que eles possam compreender as diferenças da densidade populacional de regiões diversas do Brasil e do mundo através dos mapas, textos, imagens e gráficos disponíveis.

Seguem sugestões de temas a serem abordados na pesquisa:

a) Comparar a densidade populacional dos continentes da década de 1950 e do ano de 2015.

b) No mapa do mundo, analisar países que possuem mais áreas com maior densidade e quais são os que possuem mais áreas com menor densidade. Fazer relações entre essas informações e dados sobre urbanização desses países. Seus alunos podem usar o site https://paises.ibge.gov.br/ para complementar essa pesquisa.

c) Analisar as disparidades na qualidade de vida de lugares que, mesmo que possuam densidade populacional alta, são diferentes no quesito da qualidade de vida. Associar essa análise a aspectos sócio-econômicos. Esse site, com dados sobre as cidades e estados do país, https://cidades.ibge.gov.br/,  também pode complementar a pesquisa dos alunos.

d) Explorar o mapa da densidade do Brasil e observar como a densidade populacional é mais alta nos centros urbanos.

e) Analisar o gráfico da densidade populacional das capitais brasileiras.

2- Ao final da pesquisa organize formas de divulgação das respostas dos alunos e a interação entre suas respostas dos diferentes grupos. Seja através de um debate ou outro formato.