Cobertura e uso da terra no Brasil

Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que podem ser trabalhadas
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.                   

  Objetivos

  • Compreender o conceito de Cobertura da terra;
  • Estudar as classes de Cobertura e Uso da terra;
  • Observar, através de mapa interativo, as mudanças da Cobertura da terra no Brasil ocorridas entre o ano de 2000 e o de 2016; e
  • Realizar pesquisa sobre recuperação Campestre e Florestal.

 Conteúdos

  • Cobertura e Uso da terra
  • Leitura e interpretação de Mapas
  • Leitura e interpretação de Gráficos
  • Desflorestamento
  • Expansão agrícola
  • Recuperação campestre e florestal

Materiais

Primeira Etapa

  1. Trabalhe com sua turma o conceito de Cobertura da terra no Brasil. Use o aplicativo http://mapasinterativos.ibge.gov.br/monitoramento_uso/ e estude com os alunos a importância dessas informações para o gerenciamento dos recursos naturais e para a elaboração e implementação de políticas de planejamento ambiental e ordenamento territorial.
  2. Divida a turma em grupos e peça que cada um analise uma das classes de Cobertura da terra no aplicativo. Peça que observem a imagem correspondente e o gráfico comparativo entre os anos de 2000 a 2016. Após essa análise, cada grupo deve passar para o restante da turma as informações coletadas. Estimule os alunos a compararem o aumento ou redução da Cobertura da terra (entre os anos de 2000 a 2016, na perspectiva das diferentes classes: área artificial, área agrícola e etc.

Segunda Etapa

  1. Nesse segundo momento, através do aplicativo, trabalhe com sua turma o tema do desflorestamento e suas interações com a expansão agrícola. Introduza também o tema da recuperação Campestre e Florestal.
  2. Proponha que a turma realize uma pesquisa sobre como ocorre a recuperação campestre e florestal. Peça que ampliem a pesquisa coletando exemplos bem-sucedidos de recuperação e que tematizem sobre políticas públicas implementadas para promover essa prática.