Produção Textual - Cuidados com a Saúde Mental

 

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas
(EM13LGG103) Analisar, de maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses.

(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor previsto, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.).

(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na recepção, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

(EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

 

 

Textos e Materiais de Apoio

 As informações da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) – 2019 retratam um cenário preocupante quanto à saúde mental de estudantes de 13 a 17 anos especialmente, no que se refere às meninas.

Foram feitas perguntas sobre saúde mental que buscaram captar como os adolescentes se sentiam nos 30 dias anteriores à pesquisa. O sentimento de que a vida não vale a pena ser vivida, por exemplo atingiu 29,6% das adolescentes, mais do que o dobro dos 13% dos meninos. A pesquisa também mostrou que o indicador de autopercepção de saúde mental negativa foi bem maior entre as meninas: 27% delas contra 8% deles, ou seja, o indicador para mulheres foi mais de três vezes pior.

Fonte:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/31606-questao-de-genero-indicadores-de-saude-mental-sao-piores-para-as-meninas

 

 

Proposta de Redação

Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo com o tema “A importância do cuidado com a saúde mental e a consequente quebra dos tabus com relação a esse tema”.