Produção Textual- Cuidados com a Saúde Mental

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas

(EM13LGG103) Analisar, de maneira cada vez mais aprofundada, o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses.

(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor previsto, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.).

(EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na recepção, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

(EM13LP10) Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

Textos e Materiais de Apoio

Depressão
 A depressão é um distúrbio afetivo caracterizado, principalmente, pelo rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição das atividades. Pode variar entre episódios mais leves e mais graves. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde - OMS (World Health Organization - WHO), a depressão é a principal doença na carga global de doenças no mundo.
 
 Diagnóstico médico de depressão
 Foi estimado que 7,6% das pessoas de 18 anos ou mais de idade receberam diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental.
 Verificou-se que havia uma maior prevalência desta doença sobre pessoas do sexo feminino, 10,9%, contra 3,9% dos homens. A faixa etária com maior proporção foi a de 60 a 64 anos de idade (11,1%), enquanto o menor percentual foi obtido na de 18 a 29 anos de idade (3,9%). Observou-se, também, maior prevalência em pessoas nos extremos de nível de instrução, ou seja, pessoas com ensino superior completo (8,7%) e pessoas sem instrução e com fundamental incompleto (8,6%).
 Aproximadamente metade dos homens (51,2%) e mulheres (52,3%) que referiram diagnóstico de depressão usavam medicamentos para depressão. A proporção média do Brasil foi de 52,0%. Apenas a Região Norte apresentou uma proporção menor que a nacional (41,5%). Estatisticamente não houve diferenças por grupos de idade, nível de instrução ou por cor ou raça. Dentre as pessoas que referiram diagnóstico de depressão, 16,4% faziam psicoterapia, e 46,4% receberam assistência médica para depressão nos últimos 12 meses (Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde. IBGE- 2013).


 Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.
 Dez de setembro ficou definido, mundialmente, como marco da prevenção do suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.
 O suicídio é um grave problema de saúde pública que envolve questões socioculturais, históricas, psicossociais e ambientais. As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.
 Tanto os fatores de risco quanto os de proteção para o comportamento suicida e para o suicídio são complexos, com múltiplas determinações, podendo ser prevenidos através de intervenções oportunas e embasadas em dados confiáveis.
 É considerado como um problema de saúde pública. Pelos números oficiais a taxa de mortalidade é superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
 Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos. (Fonte: Intranet do IBGE- 12 de setembro de 2018 às 12:26).

 

Dados sobre Saúde Mental da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015

Proposta de Redação

Com base nos textos motivadores apresentados e em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo com o tema “A importância do cuidado com a saúde mental e a consequente quebra dos tabus com relação a esse tema”.