Analisando o consumo de diferentes tipos de alimentos no Brasil - Pesquisa de Orçamentos Familiares
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas |
(EM13MAT409) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos, como o histograma, o de caixa (box-plot), o de ramos e folhas, reconhecendo os mais eficientes para sua análise. (EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica. |
Recursos
- Vídeo “Pesquisa de Orçamentos Familiares” - Agência de Notícias do IBGE https://www.youtube.com/watch?v=X31NQ7_j1co
- Publicação Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF)- Avaliação Nutricional da Disponibilidade Domiciliar de Alimentos no Brasil
Objetivos
- Compreender a importância da realização de uma pesquisa sobre a disponibilidade de alimentos nos domicílios dos brasileiros;
- Analisar tabelas e gráficos com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares; e
- Tendo como base os dados analisados, responder um questionário sobre informações da pesquisa.
Conteúdos
- Etapas de uma pesquisa;
- Análise de gráficos e tabelas;
- Alimentação dos brasileiros; e
- Desigualdade socioeconômica no Brasil.
Primeira Etapa:
Educador(a), na publicação sobre a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) são apresentados os resultados referentes às quantidades da aquisição de alimentos para consumo no domicílio, per capita, no ano, de alimentos e bebidas da população residente no Brasil em diferentes recortes geográficos, classes de rendimentos, situação do domicílio e formas de aquisição.
- Converse com seus alunos sobre a alimentação no Brasil. Quais produtos mais consomem em suas casas, os impactos da desigualdade socioeconômica na alimentação, as diferenças regionais no tocante aos alimentos mais consumidos, entre outros temas.
- Assista, junto com a turma, ao vídeo: “Pesquisa de Orçamentos Familiares” - Agência de Notícias do IBGE- https://www.youtube.com/watch?v=X31NQ7_j1co
Através desse vídeo, seus alunos conhecerão melhor a POF, seu processo de produção e poderão refletir sobre a sua importância.
- Analise, junto com os alunos, a listagem dos grandes grupos de alimentação presentes na tabela 3. Observem, juntos, os dados sobre o consumo desses alimentos e converse com a turma fazendo comparações sobre seu consumo dos grupos alimentares pelos alunos.
Segunda Etapa:
- Peça que os alunos, em grupo, analisem as tabelas e comentários sobre os dados, presentes no Boletim, das tabelas 03, 04, 05 e 06 e do gráfico 01.
- Proponha que os alunos respondam o questionário abaixo sobre as informações analisadas. Lembrando que esse roteiro de perguntas pode ser adaptado para sua turma.
- Quais alimentos com as maiores diferenças, com relação ao volume de aquisição per capita, quando comparamos domicílios das áreas urbana e rural?
- Quais alimentos tiveram, de acordo com a Grande Região, consumo acima da média nacional?
- Com relação às classes de rendimento, o que podemos perceber nas diferenças do consumo dos grandes grupos de alimentos?
- Ao compararmos os dados das três últimas edições da POF, quais foram os alimentos que tiveram aumento e quais tiveram queda no consumo? Analisando as mudanças sociais no Brasil, tente formular hipóteses que expliquem essas diferenças.
Complementando
É importante que os alunos compreendam também o trajeto desses alimentos até a mesa dos brasileiros. Pensar em consumo alimentar, nutrição, desigualdades socioeconômicas na alimentação, requer o acesso a informações sobre a produção agrícola e pecuária no Brasil. Dessa maneira, indicamos o site com os resultados do Censo Agro, realizado pelo IBGE em 2017, para que os alunos possam conhecer esses dados: https://censoagro2017.ibge.gov.br/resultados-censo-agro-2017.html
Para seguir trabalhando sobre essa temática com sua turma, conheça também a publicação Pesquisa de orçamentos familiares : 2017-2018 : análise do consumo alimentar pessoal no Brasil .