Fazendo uma pesquisa pelo telefone

Objetivos

  • Leitura de gráficos;
  • Pesquisa e classificação de dados;
  • Construção de gráfico de colunas.

Conteúdos

  • Pesquisa e classificação de informações;
  • Gráfico de colunas;
  • Uso do telefone para pesquisa.

Recursos

  • Caderno;
  • Lápis, lápis de cor;
  • Borracha;
  • Régua.

Recursos:

Matéria jornalística sobre  a pesquisa do IBGE

Publicação da pesquisa 

Vídeo de apresentação da pesquisa 

1a Etapa: 

Sugerimos que o texto abaixo seja lido com os alunos.

Em 2019, o IBGE realizou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) sobre o turismo no Brasil. Os principais motivos para não ter havido viagem foram: falta de dinheiro, falta de tempo e não ter havido necessidade. A maior parte das viagens ocorreu dentro do Brasil. Mais da metade das viagens ocorreu dentro do próprio estado. Os estados que mais receberam visitantes foram São Paulo (18,9%) e Minas Gerais (12,8%). A maior parte das viagens foi em busca de lazer e  para tratamento de saúde e bem estar. As pessoas viajaram para ir à praia, por diversas razões como motivos culturais, ecoturismo e aventura. A casa de parentes ou amigos foi o local de hospedagem em mais da metade das viagens e o principal meio de transporte usado foi o carro particular. 

2a Etapa:

Mostre aos alunos o infográfico a seguir:

  • Faça uma leitura do gráfico junto com os alunos.
  • Informe o assunto do gráfico e quais informações são exibidas.
  • Destaque para o alunos o título do gráfico, o título de cada coluna e a fonte das informações.

 

3a Etapa: Esta etapa deve ter a ajuda dos pais/responsáveis.

  • Peça que o aluno (usando o telefone com supervisão do responsável) pergunte para cinco parentes ou colegas qual o último estado do Brasil para onde viajaram (Exemplos: São Paulo, Bahia, Mato Grosso). Anote as respostas em uma folha. A atividade pode ser realizada com mais alunos.
  • Peça que o aluno recorte de uma folha de caderno doze quadrados com 2 cm de altura por 2 cm de comprimento;
  • Cada lugar respondido deve ter um quadrado pintado (o aluno escolhe as cores). Lugares iguais devem ter quadrados de cores iguais, lugares diferentes devem ter quadrados de cores diferentes;

4a Etapa

Agora, vamos criar um gráfico de coluna. Peça ao aluno para que, em uma folha de caderno ou cartolina:

1 – Faça uma linha horizontal de 20 cm para ser a base do gráfico.

2 – No início da linha horizontal, faça uma linha vertical com a altura de 20 cm, também;

3 – Identifique qual cor possui mais quadrados. Pegue um quadrado dessa cor e cole acima e no início da linha horizontal com a vertical. Cole os outros quadrados dessa mesma cor para fazer uma coluna de quadrados;

4 – Dos quadrados que sobraram, identifique qual cor possui mais quadrados;

5 – Cole esse quadrado acima da linha horizontal e ao lado direito daquele que já está colado. Cole os outros com essa mesma cor para formar uma coluna;

6 – Repita os passos com os outros quadrados.

7 – Abaixo de cada coluna de quadrados coloque os nomes dos lugares que cada cor representa.

Veja o exemplo abaixo.

A animação abaixo mostra a construção desse exemplo.