Conhecendo algumas informações sobre cor ou raça

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa.

(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

Objetivos

  • Realizar a produção de texto dissertativo a partir de dados estatísticos;
  • Leitura de gráficos e infográficos.

Conteúdos

  • Gráficos e infográficos
  • Produção de texto

Recursos

  • Caderno, Lápis, Borracha, Computador, Internet

1a Etapa: 

Caros Docentes, a Síntese de Indicadores Sociais de 2020 foi realizada através da Pesquisa Nacional por Amostras Domiciliares Contínua – PNAD Contínua, realizada em 2019,  que é estruturada considerando amostras do território nacional. Destaque com os alunos o seguinte resumo da Síntese dos Indicadores Sociais, divulgados em novembro/2020:

  • Um dos principais indicadores do mercado de trabalho, a taxa de desocupação foi, em 2019, de 9,3%, para brancos, e 13,6% para pretos ou pardos.
  • Entre as pessoas ocupadas, o percentual de pretos ou pardos em ocupações informais chegou a 47,4%, enquanto entre os trabalhadores brancos foi de 34,5%.
  • A população ocupada de cor ou raça branca ganhava em média 73,4% mais do que a preta ou parda. Em valores, significava uma renda mensal de trabalho de R$ 2.884 frente a R$ 1.663.
  • O rendimento-hora de brancos com nível superior era de R$ 33,90, enquanto pretos e pardos com o mesmo nível de instrução ganhavam R$ 23,50 por hora trabalhada.
  • Entre as pessoas abaixo das linhas de pobreza, 70% eram de cor preta ou parda. A pobreza afetou mais as mulheres pretas ou pardas: 39,8% dos extremamente pobres e 38,1% dos pobres.
  • 45,2 milhões de pessoas residiam em 14,2 milhões de domicílios com algum tipo de inadequação. Desta população, 13,5 milhões eram de cor ou raça branca e 31,3 milhões pretos ou pardos.

2a Etapa:  

  • Destaque, ainda, os seguintes gráficos:

  • Converse com os alunos sobre a leitura do gráfico de colunas duplas e do gráfico pictórico, destacando os títulos dos eixos, das colunas, dos gráficos e a fonte da informação;
  • Aponte que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada);
  • Destaque para os alunos que os gráficos foram produzidos através de informações amostrais;
  • Solicite ao colega professor(a) de História que converse com os alunos sobre os tópicos indicados no gráfico.

3a Etapa: 

  • Solicite que os alunos produzam um texto dissertativo sobre os assuntos da primeira e segunda etapas;
  • Converse com o(a) colega professor(a) de Português para que ele(a) comente com os alunos sobre a produção de textos dissertativos;
  • Selecione alguns textos e cole no painel da sala (ou painel virtual).

Observações para a produção do texto em tempos de distanciamento social:

  • Indicamos a criação de grupos de até três alunos que possam utilizar ferramentas de criação colaborativa de texto que possibilitem que  os alunos trabalhem em grupos na elaboração do mesmo texto, no mesmo local.

OBS: