O Trabalho na Síntese de Indicadores Sociais

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.

(EM13MAT407) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa (box-plot), de ramos e folhas, entre outros), reconhecendo os mais eficientes para sua análise.

(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

Objetivos

  • Realizar a produção de texto dissertativo a partir de dados estatísticos da Síntese de Indicadores Sociais 2020;
  • Leitura de gráficos e tabelas.

Conteúdos

  • Gráficos e tabelas; Indicadores Sociais; Produção de texto.

Recursos

  • Caderno, Lápis, Borracha, Computador, Internet.

1a Etapa:  

Caros Docentes, a Síntese de Indicadores Sociais de 2020 foi realizada através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, realizada em 2019,  que é estruturada considerando amostras do território nacional. Destaque com os alunos o seguinte resumo da Síntese dos Indicadores Sociais, divulgados em novembro/2020:

  • Quanto mais cedo abandonam os estudos, maiores são as chances dos jovens ficarem sem ocupação.
  • A proporção de jovens que não estão ocupados nem estudam reduziu de 23,0%, em 2018, para 22,1%, em 2019.
  • Estados do Nordeste têm maior proporção de jovens nessa situação.
  • Uma jovem preta ou parda tem 2,4 vezes mais chances de não estar estudando nem estar ocupada do que um jovem branco.
  • 42,8% dos jovens nessa situação tinham renda domiciliar per capita de até R$ 353,50.
  • Frequência escolar avança em todas as faixas etárias, com destaque para crianças que estão na creche.

2a Etapa: 

  • Caro(a) professor(a), peça que o aluno observe o gráfico e a tabela abaixo;
  • Destaque as características estatísticas do gráfico e da tabela: títulos dos eixos, das linhas, das colunas, fonte das informações e outras;

Solicite, ainda que ouça o Programa feito pelo IBGE no link: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/b546417ef84641208d34dee93cc939eb.mp3.

3a Etapa: 

  • Solicite que os alunos produzam um texto dissertativo argumentativo sobre os assuntos da primeira e segunda etapas, considerando as informações de cor ou raça, trabalho e educação;
  • Ao final da atividade são esclarecidos alguns conceitos de força de trabalho utilizados na pesquisa;
  • Solicite aos(as) professores(as) de Sociologia ou Filosofia que promovam uma palestra sobre o tópico da pesquisa;
  • Converse com o(a) colega professor(a) de Português para que ele comente com os alunos sobre a produção de textos dissertativos;
  • Selecione alguns textos e cole no painel da sala (ou painel virtual).

Observações para a produção do texto em tempos de distanciamento social:

  • Indicamos a criação de grupos de até três alunos que possam utilizar a ferramenta de criação colaborativa de texto que possibilite que os alunos trabalhem em grupos na elaboração do mesmo texto, no mesmo local, virtualmente.

OBS: