As mulheres: educação e trabalho
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas: |
(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico. |
Objetivos
- Realizar pesquisa em fontes confiáveis com o tema Mulher e Profissão;
Conteúdos
- Leitura de texto;
- Leitura de gráfico;
- Pesquisa em mídias
Recursos
- Computador, Internet.
1a Etapa:
- Professor(a), leia com os alunos o texto abaixo, retirado da segunda edição do estudo "Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil - 3ª edição":
"As menores remunerações e maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho não podem ser atribuídas à educação. Pelo contrário, os dados disponíveis apontam que as mulheres brasileiras são em média mais instruídas que os homens. A PNAD Contínua 2019 revelou que, entre a população com 25 anos ou mais, 40,4% dos homens não tinham instrução ou possuíam apenas fundamental incompleto, proporção que era de 37,1% entre as mulheres. Já a proporção de pessoas com nível superior completo foi de 15,1% entre os homens e 19,4% entre as mulheres."
- Peça que os alunos analisem o gráfico de barras horizontais abaixo. Destaque junto aos alunos as características do título do gráfico, dos títulos das barras horizontais, da legenda e da fonte.
2a Etapa:
- Professor(a), inicie com os alunos um debate sobre as diversas profissões exercidas pelas mulheres e sua correspondência com a quantidade de anos de estudos. Sugerimos que indague sobre os seguintes temas:
- Em que que tipo de carreiras há maior proporção de mulheres?
- Por que as mulheres ocupam em menor quantidade as profissões que envolvam tecnologia?
- Peça que os alunos construam um texto sobre os assuntos tratados no debate;
- Para enriquecer a discussão, apresente o gráfico abaixo:
3a Etapa:
- Solicite que os alunos pesquisem em jornais, revistas e Internet sobre imagens de mulheres exercendo suas profissões.
- Peça que os alunos pesquisem sobre o salário médio recebido pelo homem e pela mulher correspondente à profissão pesquisada;
- Professor, crie um blog e solicite aos alunos que incluam a imagem de suas pesquisas no blog criado, e a imagem do texto produzido;
- Promova um debate após todos colocarem a pesquisa no blog.
OBSERVAÇÃO:
- Professor(a), pesquise na Internet sobre ferramentas para criação de blogs. Existem opções gratuitas e de fácil uso.