As mulheres: educação e trabalho

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas:

(EF06MA31) Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.


Objetivos

  • Realizar pesquisa em fontes confiáveis com o tema Mulher e Profissão;

Conteúdos

  • Leitura de texto;
  • Leitura de gráfico;
  • Pesquisa em mídias

Recursos

  • Computador, Internet.

1a Etapa: 

"As menores remunerações e maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho não podem ser atribuídas à educação. Pelo contrário, os dados disponíveis apontam que as mulheres brasileiras são em média mais instruídas que os homens. A PNAD Contínua 2019 revelou que, entre a população com 25 anos ou mais, 40,4% dos homens não tinham instrução ou possuíam apenas fundamental incompleto, proporção que era de 37,1% entre as mulheres. Já a proporção de pessoas com nível superior completo foi de 15,1% entre os homens e 19,4% entre as mulheres."

  • Peça que os alunos analisem o gráfico de barras horizontais abaixo. Destaque junto aos alunos as características do título do gráfico, dos títulos das barras horizontais, da legenda e da fonte.

2a Etapa: 

  • Professor(a), inicie com os alunos um debate sobre as diversas profissões exercidas pelas mulheres e sua correspondência com a quantidade de anos de estudos. Sugerimos que indague sobre os seguintes temas:
    • Em que que tipo de carreiras há maior proporção de mulheres?
    • Por que as mulheres ocupam em menor quantidade as profissões que envolvam tecnologia?
  • Peça que os alunos construam um texto sobre os assuntos tratados no debate;
  • Para enriquecer a discussão, apresente o gráfico abaixo:

3a Etapa: 

  • Solicite que os alunos pesquisem em jornais, revistas e Internet sobre imagens de mulheres exercendo suas profissões. 
  • Peça que os alunos pesquisem sobre o salário médio recebido pelo homem e pela mulher correspondente à profissão pesquisada;
  • Professor, crie um blog e solicite aos alunos que incluam a imagem de suas pesquisas no blog criado, e a imagem do texto produzido;
  • Promova um debate após todos colocarem a pesquisa no blog.

OBSERVAÇÃO:

  • Professor(a), pesquise na Internet sobre ferramentas para criação de blogs. Existem opções gratuitas e de fácil uso.